CARBOMERO E PVP-K

CARBOMERO E PVP-K

 

CARBOPOL 940 INCI Name: Carbomer. Empregado para espessar e dar viscosidade em soluções e estabilizar emulsões. Essa resina proporciona estabilidade aos géis a altas e baixas temperaturas, tem atividade uniforme, resistência microbiana, resistência ao envelhecimento e dá estabilidade em soluções com alto teor de eletrólitos (sal).

 

CARBOPOL 996 INCI Name: Carbomer. Capacidade de espessar e adquirir transparência. Os géis formados pelos carbômeros deformam-se durante a aplicação tornando-se mais fluídos, facilitando sua espalhabilidade e recuperam sua viscosidade inicial no momento em que se encerra a aplicação; isso evita que o produto escorra. Pode ser aplicado em formulações de géis translúcidos, cremes, loções e foto-protetores; pode ser utilizado também para estabilizar e suspender a base perolada em shampoo e sabonete líquido na concentração de 0,05%. Usado em concentrações de 0,08 à 0,8%.

 

POLIVINILPIRROLIDONA (PVP K 90) INCI Name:  PVP.  Agente formador de filme, solúvel em água e outros solventes polares. Quando seco apresenta-se como um pó levemente floculento, o qual absorve até 18% de seu peso em umidade do ar. Em solução, apresenta excelentes propriedades de umidificação e facilmente forma filmes (películas), propriedade que torna o PVP K-90 , excelente  como revestimento ou aditivo à revestimentos. PVP K 90 é mais recomendado para produtos com fixação forte para as quais altas viscosidades são requeridas . Utilizado em géis capilares, principalmente os que conferem aspecto molhado (“wet look”) aos cabelos e em mousses, “pump sprays”.  Indicado para formulações de géis capilares e mouses.   Usado em concentração de 0,50 % a 6,0%, dependendo da formulação.