Como a Água Oxigenada Ajuda a Descolorir os Cabelos?

Conhecida cientificamente como peróxido de hidrogênio, a água oxigenada – ou simplesmente OX – é um produto bastante utilizado nos processos de descoloração capilar devido à facilidade que ela oferece ao processo de despigmentação do fio.

Mas como a água oxigenada ajuda a descolorir os cabelos? Por que ela tem volumes? Volume 10, 20, 30 e 40… Como cada volume influencia no nível de clareamento dos fios? E qual o efeito do clareamento no cabelo?

Para responder a essas questões, separamos neste artigo tudo o que precisa saber sobre a água oxigenada em processos de clareamento e descoloração capilar. Quer saber mais sobre o assunto? Então não perca!

Para entendermos completamente como a água oxigenada ajuda a clarear e descolorir os cabelos, é fundamental começarmos entendendo o que é a água oxigenada.

 

 

O QUE É ÁGUA OXIGENADA?

 

Como aprendemos na escola, a água comum é composta de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio – daí a fórmula H2O.

Já a água oxigenada, tem um átomo de oxigênio a mais, formando, cientificamente, o peróxido de hidrogênio ou H2O2. É uma substância química líquida incolor, ligeiramente viscosa e altamente instável, que se decompõe rápido e facilmente em água e oxigênio, com liberação de calor.

2 H2O2   → 2 H2O + O2

Deste modo, quando o peróxido de hidrogênio é transformado em água e oxigênio, acaba matando bactérias e vírus anaeróbicos (que não sobrevivem à presença de oxigênio), tornando-se um eficiente desinfetante oxidante.  Por isso, quando nos machucamos e ali colocamos água oxigenada, observamos uma efervescência.

E é devido a essa capacidade de liberar oxigênio rapidamente que ele é considerado um potente oxidante, podendo sofrer combustão espontânea em contato com matéria orgânica e a maioria dos metais como o cobre ou algumas ligas metálicas como o bronze.

Portanto, devido a sua alta instabilidade e o alto risco de causar queimaduras e explosões em concentrações elevadas, o peróxido de hidrogênio é dissolvido em água para ser vendido comercialmente, sendo conhecido popularmente como água oxigenada.

Dessa forma, o termo volume que vemos na embalagem da água oxigenada indica a porcentagem de peróxido de hidrogênio presente na solução aquosa, e, assim, um produto de 10 volumes, por exemplo, contém aproximadamente 3% de peróxido de hidrogênio em 97% de água. Logo, volumes diferentes indicam concentrações diferentes de peróxido de hidrogênio: 20, 30 e 40 volumes representam 6%, 9% e 12%, respectivamente, de peróxido de hidrogênio.

O termo volume também se refere ao volume de gás oxigênio que é liberado quando o peróxido de hidrogênio se decompõe. Assim, quando se diz que a água oxigenada tem, por exemplo, 20 volumes, significa que em 1 litro de solução aquosa de peróxido de hidrogênio (H2O2), são liberados 20 litros de oxigênio (O2).

A água oxigenada foi descoberta em 1818 pelo químico francês Louis-Jacques Thenard, após observar que uma reação de peróxido de bário com ácido nítrico produzia uma substância efervescente. Essa substância efervescente foi identificada como peróxido de hidrogênio, ou água oxigenada.

BaO2 + 2HNO3 → H2O2 + Ba (NO3)2

No entanto, sua preparação inicial não era muito estável e não encontrou aplicação prática imediata.

Mas a substância continuou sendo estudada por outros químicos e encontraram métodos mais estáveis de produção e começaram a explorar suas propriedades antissépticas e oxidantes. Seu potencial para matar bactérias e prevenir infecções a tornou valiosa para a medicina e a saúde pública. Foi amplamente utilizada em ferimentos, cirurgias e no tratamento de várias condições médicas, principalmente durante a Segunda Guerra Mundial para conter problemas de infecções e gangrena em soldados em batalha, reduzindo o número de baixas e amputações.

Além de suas propriedades antissépticas, a água oxigenada também foi reconhecida por sua capacidade de clarear ou descolorir materiais. Essa característica levou ao desenvolvimento de aplicações para branqueamento de tecidos, clareamento de cabelo e até mesmo como agente de limpeza em indústrias têxteis.

Ao longo dos anos, a água oxigenada foi refinada e suas aplicações se diversificaram. Hoje em dia, é usada não apenas na área médica e na limpeza, mas também em cosméticos, tratamento de água e outras áreas industriais. Mas como a água oxigenada ajuda a clarear e descolorir os cabelos?

 

COMO A ÁGUA OXIGENADA AJUDA NO PROCESSO DE DESCOLORAÇÃO CAPILAR?

 

COMO A ÁGUA OXIGENADA AJUDA NO PROCESSO DE DESCOLORAÇÃO CAPILAR?Sabe-se que o fio capilar é formado principalmente por três regiões: cutícula, córtex e medula, cada qual tendo características próprias.

A medula é a parte mais interna, a cutícula a parte mais externa do fio e a córtex é a parte intermediária entre a medula e a cutícula.

Por ser a parte intermediária do fio, o córtex possui a maior parte da massa da fibra capilar e suas células contém proteínas queratinizadas e as melaninas, que são os pigmentos responsáveis pela coloração natural dos fios.

A cor do cabelo humano varia entre o negro, castanho, loiro, ruivo, grisalho e branco. E as melaninas presentes no córtex dos fios são os pigmentos responsáveis por essas colorações.

COMO A ÁGUA OXIGENADA AJUDA NO PROCESSO DE DESCOLORAÇÃO CAPILAR?As melaninas podem ser de dois tipos principais: a eumelanina e a feomelanina. As eumelaninas são caracterizadas pela exibição da cor marrom-preta, enquanto as feomelaninas caracterizam-se pela exibição da cor amarela-vermelha.

As variações de colorações naturais dos cabelos irão depender da dimensão e distribuição desses grupos de melaninas dentro do córtex.

Sendo assim, a cor natural dos cabelos somente pode ser alterada se provocarmos uma mudança na estrutura capilar e nas melaninas, e a forma mais eficaz para provocar essa mudança é através da coloração permanente e descoloração, porque os produtos utilizados nesses processos contêm substâncias que são excelentes agentes oxidantes. Esses agentes conseguem degradar os pigmentos presentes no córtex que dão origem a cor natural do cabelo.

Portanto, quando queremos mudar a cor do cabelo para uma tonalidade mais clara do que a cor natural é necessária uma descoloração com agentes oxidantes, ou seja, precisamos retirar os pigmentos naturais do cabelo, clareando-o para receber um novo pigmento.

E para isso é fundamental utilizar uma mistura constituída de pó descolorante que contém sais de persulfato (sódio, potássio, amônia e bário) e água oxigenada. Com a mistura preparada adequadamente, é possível obter a descoloração parcial ou total dos fios de cabelo.

Porém, é preciso ter bastante cuidado ao realizar o processo de descoloração do cabelo, devido a alguns motivos principais:

Cada cor natural do cabelo inicia o processo de descoloração em um estágio diferente:

 

COMO A ÁGUA OXIGENADA AJUDA NO PROCESSO DE DESCOLORAÇÃO CAPILAR?

COMO A ÁGUA OXIGENADA AJUDA NO PROCESSO DE DESCOLORAÇÃO CAPILAR?

 

E os resultados da descoloração variam dependendo da cor natural dos fios. Normalmente cabelo de cor clara clareia com mais rapidez e facilidade, pois a predominância nos fios é a melanina do tipo feomelanina. O cabelo mais escuro é normalmente mais difícil e, ainda, pode não clarear além do nível amarelo-dourado, pois há grande quantidade de melanina escura do tipo eumelanina.

Porém, se o produto é deixado por muito tempo nos fios, ele pode chegar a ficar branco e quebradiço ao invés da cor amarelo dourado. E quanto mais claro o tom obtido, mais o cabelo fica fraco e fino.

Mas o que acontece no interior da haste capilar para que ela perca a sua cor natural e seja totalmente descolorida? Por que o cabelo fica mais fraco e fino se ficar mais claro?

Como vimos, a descoloração é o rompimento da cadeia de pigmentos da melanina responsáveis pela cor natural dos cabelos. E para que esse rompimento aconteça levando à descoloração dos fios, é necessário fazer uma mistura entre pó descolorante e água oxigenada, na proporção de 1:2, ou seja, uma medida de pó descolorante para duas medidas de água oxigenada, que vai reagir com o pigmento existente no fio de cabelo, removendo-o por meio de uma reação de oxidação, descaracterizando a cor natural.

Mas como essa mistura consegue chegar até o córtex, que é a região do cabelo onde estão os pigmentos de cor, e descolorir os fios?

O pó descolorante geralmente é composto por persulfatos, como o persulfato de amônio ou o persulfato de potássio que são os agentes oxidantes ativos no pó descolorante que ajudam a remover os pigmentos da melanina do cabelo, e substâncias alcalinas como carbonato de potássio, carbonato de magnésio ou silicato de sódio que ajudam a aumentar o pH do produto.

Quando misturamos a água oxigenada no pó descolorante é obtido com uma mistura alcalina, com pH entre 9 -11 que, quando aplicamos nos fios, aumenta o pH do cabelo, auxiliando na abertura das cutículas capilares, expandindo e dilatando a cutícula do cabelo, permitindo que os agentes oxidantes cheguem até no córtex.

O pH alcalino também ativa e desencadeia uma rápida reação entre o persulfato presente no pó descolorante com a água oxigenada, liberando oxigênio ativo (O2) com maior intensidade.

 

(NH4)2S2O8 + H2O2 → 2 NH4HSO4 + O2

 

O oxigênio ativo liberado durante a reação oxida os pigmentos da melanina presentes no córtex da fibra capilar, quebrando-os em pedaços menores e menos pigmentados, ou removendo-os completamente da estrutura do cabelo, eliminando-os no enxágue dos fios após o processo de descoloração. Como resultado, o cabelo se torna mais claro.

Especialmente em cabelos mais escuros é mais difícil a descoloração remover completamente todos os pigmentos da melanina do cabelo, por isso, em vez disso, os pigmentos da melanina são quebrados em pedaços menores, que têm uma aparência mais clara, deixando, portanto, o cabelo mais claro.

 

COMO A ÁGUA OXIGENADA AJUDA NO PROCESSO DE DESCOLORAÇÃO CAPILAR?

 

É importante ressaltar que uma vez que os pigmentos da melanina são removidos do cabelo durante o processo de descoloração, eles não podem ser restaurados naturalmente, ou seja, depois de descolorido, o fio não consegue mais recuperar o pigmento perdido, ele não volta mais à cor natural.

Portanto, como a parte descolorida não volta naturalmente à cor original, qualquer mudança na cor do cabelo após a descoloração requer a aplicação de colorações capilares para alcançar a cor desejada, ou aguardar até que a parte descolorida seja eliminada e o fio esteja inteiramente na sua cor natural.

Quanto maior a concentração de água oxigenada presente na mistura utilizada no processo de descoloração, maior será o grau de clareamento.

 

COMO A ÁGUA OXIGENADA AJUDA NO PROCESSO DE DESCOLORAÇÃO CAPILAR?

 

Concentrações mais altas tendem a produzir um clareamento mais intenso, mas também podem aumentar o risco de danos ao cabelo.

Quando descolorimos os cabelos, não provocamos apenas a oxidação dos pigmentos da melanina, mas também ocorre uma oxidação das proteínas e das demais partes que compõe a fibra capilar, provocando danos na estrutura do fio.

Quando o descolorante entra em contato com o fio, ele desorganiza a estrutura afetando as ligações que mantém a estrutura do cabelo unido e o fio perde nutrientes e umidade, resultando em um cabelo ressecado, sem brilho e com uma textura áspera, porosa ou mais fino.

A força e a elasticidade natural do fio também diminuem significativamente, tornando-o mais frágil e suscetível a danos mecânicos, como quebras e pontas duplas. Além disso, a descoloração pode causar sensibilidade no couro cabeludo, deixando-o ressecado, irritado e até mesmo com lesões.

E é exatamente por esses motivos que se deve ter cuidado com o uso da água oxigenada no processo de descoloração, pois quanto maior o volume dela, mais claro será o tom alcançado, e consequentemente, maior também será a desestruturação das proteínas na fibra capilar, o que ocasionará maiores danos ao cabelo.

Outro fator muito importante que afeta diretamente o grau de clareamento dos fios é o tempo que a mistura de água oxigenada e pó descolorante permanece no cabelo. Quanto mais tempo deixada em contato com os fios, mais claros eles ficarão podendo alcançar até mesmo o tom branco. Mas isso significa que as proteínas estão sendo decompostas e o resultado são cabelos fracos e finos.

O ideal é que o tempo limite para que o descolorante fique nos fios seja no máximo 30 minutos. Depois disso, os riscos de agressão e danos ficam maiores.

Portanto, são por esses motivos que o cabelo necessita de cuidados logo após a descoloração e não é aconselhável fazer outro procedimento químico ao mesmo tempo ou com um espaçamento de tempo pequeno, porque as consequências podem ser drásticas ao cabelo.

O ideal é cuidar dos fios antes e depois do procedimento, para que o cabelo não fique extremamente sensibilizado, podendo ocorrer até um corte químico.

 

CURIOSIDADE: SERIA POSSÍVEL DESCOLORIR OS CABELOS SOMENTE COM ÁGUA OXIGENADA?

 

Ao contrário de algumas informações que se encontra na internet sobre o assunto, seria possível sim descolorir os cabelos somente com a água oxigenada, porém a água oxigenada por si só tem um efeito limitado no clareamento dos cabelos.

Embora a água oxigenada seja um agente oxidante, ela por si só não é tão eficaz em quebrar as diferentes tonalidades dos pigmentos de melanina presentes no cabelo. Dessa forma, a água oxigenada sozinha pode oxidar os pigmentos da melanina em certa medida, levando a uma leve descoloração, especialmente em cabelos mais claros. No entanto, o seu poder oxidante é limitado e pode não ser suficiente para proporcionar um clareamento significativo, especialmente em cabelos mais escuros.

É por isso que o pó descolorante, combinado com água oxigenada, é geralmente usado para quebrar os pigmentos de melanina de forma mais eficaz e alcançar um clareamento mais significativo e uniforme do cabelo.

Em suma, a água oxigenada desempenha um papel fundamental no processo de descoloração capilar, em conjunto com os agentes oxidantes presentes no pó descolorante, promovendo a oxidação dos pigmentos da melanina no cabelo, resultando em um clareamento significativo.

No entanto, é importante usar água oxigenada com cautela e seguir as instruções do produto, pois seu uso indevido pode causar danos ao cabelo. Com os cuidados adequados, a água oxigenada é uma ferramenta valiosa para alcançar uma descoloração eficaz e obter os resultados desejados no processo de coloração capilar.

 

Referência

https://www.britannica.com/biography/Louis-Jacques-Thenard

Silva, Jéssica Aparecida Barbosa Ferreira da. Uma abordagem contextualizada para o conteúdo de oxirredução: a química envolvida na descoloração do cabelo – Caruaru, 2021.

“Luzes” capilar: dos salões de beleza à educação química. Article in Química Nova na Escola · January 2018.

https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/peroxido-hidrogenio-ou-agua-oxigenada.htm#:~:text=%C3%93xidos%20s%C3%A3o%20compostos%20com%20dois,(H2O2).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *