COSMÉTICOS PARA PELE TATUADA

Você tem tatuagem? Pretende fazer uma? Saiba que uma tatuagem requer cuidados, não só no dia do procedimento ou na cicatrização, mas por toda a vida. Afinal, se você deseja prevenir o desbotamento, preservar os traços originais por mais tempo e reduzir os impactos dos raios solares sobre os pigmentos da sua tatto, então você vai querer saber mais sobre os cosméticos para pele tatuada para manter as cores mais vivas e a pele saudável. Confira!

Os registros mais antigos de tatuagem foram encontrados na fronteira da Áustria com a Itália, no famoso Homem de Gelo, cujo corpo foi estimado em cerca de 5.200 anos.

No Egito Antigo (4.000 a 35.000 anos a.c), os egípcios tatuavam seus corpos com tintas feitas a partir de pigmentos escuros como a fuligem, que eram introduzidos na pele perfurada. Já na cultura dos povos antigos dos esquimós do Norte do Canadá – Inuit, eles introduziam a cor amarela nas tatuagens para terem cores mais brilhantes.

Mas apesar da tatuagem já estar entre nós a milhares de anos, durante décadas elas foram símbolo de rebeldia e aqueles que tinham coragem de marcar para sempre a pele com símbolos ou desenhos não eram bem vistos pela sociedade.

Ao longo dos anos a tatuagem era feita para ser vista como símbolo de status, declarações de amor, crenças religiosas e, até mesmo, para identificar criminosos. Desde então, muita coisa mudou. Tanto nas técnicas de tatuagem, como na forma de ser vista e aceita pela sociedade, sendo hoje, considerada uma arte para embelezar, homenagear ou como uma forma de afirmação e expressão.

Os tatuadores se especializaram, as técnicas e equipamentos evoluíram, e a tatuagem acabou sendo bastante difunda na cultura ocidental moderna por militares, músicos e celebridades esportivas, fazendo com que aumentasse e diversificasse o público interessado.

No Brasil, a tatuagem moderna ou elétrica, chegou nos anos 1960, pelas mãos do dinamarquês Knud Harald Lykke Gregersen. Conhecido como Lucky Tattoo, ele foi considerado o único tatuador profissional da América do Sul até meados da década de 1970. Atualmente, o Brasil é o terceiro país com maior número de pessoas tatuadas e conta com mais de 12 mil estúdios especializados.

Com pelo menos 5.000 anos de história, a tatuagem hoje é democrática e se tornou uma tendência moderna, popular e sofisticada, contando com mais de 120 milhões de pessoas no Ocidente tendo pelo menos uma tatuagem no corpo. Por ser um nicho numeroso e promissor, acabou chamou a atenção da indústria de cosméticos.

Se pensar bem, não adianta escolher o desenho e o local do corpo a tatuar, encontrar um bom profissional, um estúdio de qualidade e aguentar firme a dor, se você não seguir os cuidados corretamente e com produtos adequados, pois são essenciais para garantir um bom resultado final.

Um deslize que pode parecer pequeno é capaz de afetar a saúde e aparência da sua tatuagem de forma irreversível. Mas, é possível manter sua tatuagem bonita e saudável com pequenos cuidados. Pensando nisso, separamos algumas informações essenciais sobre o efeito da tatuagem na pele e alguns cuidados e produtos cosméticos que vão te ajudar a conservar sua tatuagem por muito mais tempo.

 

O EFEITO DA TATTO NA PELE

 

Acredita-se que a palavra tattoo se originou de um termo usado pelo povo nativo do Taiti – tatatau –  que significa “golpear ou bater, em 1769, após uma expedição feita pelo explorador James Cook.

O significado já nos dá uma ideia de que é algo agressivo a pele. E a pesar de toda sofisticação e aprimoramento que os tatuadores atingiram ao longo do tempo, você saberia dizer qual é o efeito que a tatuagem causa na pele?

A tatuagem é feita por meio da injeção de uma tinta específica por meio de agulhas na derme, região da pele que fica localizada abaixo da epiderme.

A máquina de tatuar foi inventada por Samuel O’Reilly no final do século 19 e permanece basicamente a mesma desde então. A máquina criada por O’Reilly foi adaptada da impressora de Thomas Edison para a pele, alterando o sistema de tubos e a parte oscilatória eletromagnética para movimentar a agulha.

A tatuagem pode ser feita com uma ou mais agulhas, que perfuram de cima a baixo a pele entre 50 e 3.000 vezes por minuto. As agulhas se movimentam através de um circuito que conecta bobinas eletromagnéticas a um pedal parecido com o de uma máquina de costura. E o campo eletromagnético empurra a agulha para fora e a puxa de volta.

Mas o que faz a tinta permanecer na pele?

O que faz a tinta permanecer na pele é que a agulha com tinta penetra a epiderme, a parte superficial da pele, e deposita a tinta na derme, camada embaixo da epiderme que contém vasos sanguíneos e nervos.

Com isso, o pigmento fica estável na derme por ser formado por partículas grandes, que não são degradadas ou absorvidas pelo organismo. Caso as agulhas não atinjam a derme, a tatuagem acaba sumindo pelo processo natural de descamação da pele.

Ao penetrar na derme, a tinta é reconhecida pelas células do nosso sistema imunológico como um invasor. Assim, cada picada da agulha é uma ferida, ao qual o corpo reage iniciando um processo inflamatório. Isso significa que logo que a tinta é depositada, milhares de células que fazem o primeiro combate contra patógenos (bactérias e vírus), são recrutadas e englobam as gotículas da tinta.

Por isso, a tatuagem é considerada um trauma que causa uma ferida na pele e a cicatrização pode demorar até dois meses. Geralmente, a parte externa cicatriza quando se forma aquela casquinha que recobre toda a tatuagem. O plástico filme, que deve ser usado nos três primeiros dias, é uma espécie de oclusão para evitar o contato com o ambiente externo e a possibilidade de contaminação.

Dessa forma, a tatuagem é uma experiência que demanda atenção especial antes e depois do procedimento.

 

CUIDADOS COM A PELE TATUADA

 

Quer uma tattoo incrível? Trate de cuidar muito bem dela.

 

1 – Antes da Tatuagem

Antes de fazer o procedimento, se alimente de forma saudável e balanceada, evitando o consumo de álcool. Lembre-se também de beber muita água, principalmente na véspera, para manter uma hidratação perfeita.

 

2 – No Dia da Tatuagem

Tenha a certeza de que o profissional escolhido usa agulhas descartáveis e uma tinta de qualidade. Além de poderem afetar a sua saúde, esses aspectos têm ligação direta com o resultado do trabalho.

 

3 – Depois da Tatuagem 

Uma boa limpeza é fundamental para blindar a tatuagem contra infecções, portanto, a partir do dia seguinte do procedimento, lave-a cuidadosamente com sabonete neutro. Esse cuidado deve se manter enquanto a pele possuir qualquer casquinha e aspecto de ferida.

Tenha em mãos uma pomada para cicatrização, pois além de auxiliar na cicatrização, ela impede o ressecamento da pele. Isso ajuda na fixação da tinta. A pomada deve ser aplicada de duas a três vezes ao dia, especialmente à noite, antes de dormir.

Nesse período de cicatrização, é indicado evitar o contato com a água do mar e da piscina e redobrar os cuidados com o filtro solar na região. E não cutuque nem remova as casquinhas, ok?

Mantenha a alimentação balanceada e siga a recomendação do tatuador quanto ao uso do plástico protetor. Ele ajuda na proteção do desenho, pois o isolamento da área facilita a absorção de ativos da pomada e cria uma barreira contra infecções. Lembre-se de trocá-lo com frequência.

Cicatrizou? Não descuide da hidratação e proteção solar. Invista em cremes hidratantes e protetores solar, e de preferência use produtos específicos para pele tatuada.

 

COSMÉTICOS PARA PELE TATUADA

 

As opções de produtos cosméticos para hidratar e proteger a pele tatuada estão crescendo cada vez mais. O cuidado adequado de uma pele tatuada é essencial, pois fatores externos como a incidência de sol, cicatrizes e luminosidade artificial, bem como fatores internos como a regeneração celular, metabolismo e alimentação, afetam a tatuagem constantemente. Portanto, é essencial a aplicação de cosméticos adequados que ajudam a manter a integridade da tatuagem.

 

Veja abaixo alguns cosméticos para pele tatuada:

 

1 – Sabonete Cremoso – Long Life Tattoo

O sabonete cremoso da Long Life Tattoo possui uma textura cremosa, que é ideal para os primeiros dias de recuperação. Depois do procedimento o local tende a ficar sensível ao toque, por isso é legal investir em sabonetes líquidos para fazer sua higiene sem sentir dores. A composição desse produto conta com extratos de camomila, hamamélis e hortelã, ingredientes naturais que são conhecidos por suas propriedades relaxantes, que vão ajudar a acalmar e suavizar a área tatuada, proporcionando maior conforto ao longo dos dias.

 

2 – Tattoo Balm Phinella Cosméticos

O Balm Tattoo foi desenvolvido pela Phinella com o objetivo de oferecer hidratação para a pele e proteger a sua arte dos efeitos nocivos causados a longo prazo pela ação do sol. Esse produto te ajuda a retardar o desbotamento dos pigmentos, mantendo sua tatuagem com cara de que acabou de sair do estúdio por muito mais tempo. O balm ainda possui ação anti-inflamatória, que auxilia no processo de cicatrização.

 

3 – Filtro Solar Coppertone Tatto – Coppertone

Nas versões loção e spray, os produtos foram desenvolvidos para reduzir o impacto dos raios solares sobre os pigmentos e os traços das tatuagens.

 

4 – Hidratante MBoah Tattoo Color Care – MBoah Tattoo

Hidratante rico em ativos que realçam a nitidez dos pigmentos, previne o desbotamento e preserva os traços originais por mais tempo. A formulação contém D-Pantenol, manteiga de karité e vitamina E, além de um complexo rejuvenescedor, estimulante de colágeno e elastina, que ajudam a preservar os traços originais do desenho.

 

5– Creme Suavizante Fresh  Skin Tattoo Long Life – Tattoo Long Life

Creme elaborado especialmente para hidratar e estimular a regeneração da pele. Possui em sua formulação o óleo de Andiroba, com propriedade de emoliente e que minimiza o ressecamento da pele.  De fácil aplicação, permite dispersão controlada, deslizando suavemente na pele tatuada proporcionando total absorção do produto. O resultado é uma textura de pele aveludada com extrema maciez.

Esses são só alguns produtos que existem para esse mercado que cresce exponencialmente. E, é claro, novos produtos e inovações devem surgir nos próximos anos.

Veja também “ANTIPERSPIRANTES PARA O CONTROLE DO SUOR E MAUS ODORES”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook e vejas novidades no nosso canal do YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.