MÁSCARAS SECAS

As máscaras secas são máscaras descartáveis de toque seco, que prometem tratamento intensivo e rápido, tornando-se um fenômeno para cuidar da pele. Elas podem iluminar uma pele opaca, limpar a acne e hidratar a pele seca, dependendo do princípio ativo usado, em poucos minutos. Portanto, continue lendo e entenda mais sobre máscara seca e as novas tendências. Confira!

As máscaras secas diferenciam-se da maioria dos cosméticos para o rosto tanto no formato quanto na forma de utilização, e seu desenvolvimento teve origem no enorme potencial de três tecnologias e tendências que foram fundamentais para revolucionar a indústria cosmética nos últimos 10 a 15 anos: os cosmetotêxteis, os sistemas de liberação de ingredientes ativos e as máscaras de folhas – sheet masks.

A combinação e a otimização dessas inovações geraram benefícios e possibilitaram uma nova maneira de aplicar produtos para o cuidado da pele, de modo a se obter melhores resultados de eficácia. Dessa forma, as máscaras secas estão ampliando os limites do mercado por serem uma nova categoria de produtos convenientes, fáceis de usar e efetivos.

Veja abaixo os tipos de máscaras secas.

 

TIPOS DE MÁSCARAS SECAS

 

Cosmetotêxteis: É um produto têxtil que contém uma substância ou um preparado que visa ser sustentavelmente liberado em diferentes locais da superfície do corpo humano, especialmente na pele, e que comprova ter propriedades especiais, como limpeza, perfumação, mudança de aspecto visual, proteção, manutenção das boas condições da pele, ou correção dos odores corporais, segundo a Agência Francesa de Normatização das Indústrias Têxteis e do Vestuário.

Ao ser lançada no mercado, essa inovação agregou não apenas funcionalidade, mas também assegurou que um preparado contendo microcápsulas sólidas fosse liberado por meio da própria ação têxtil e por fricção contra a pele.

Embora fosse promissora, essa tecnologia rapidamente deparou com algumas limitações, tais como: potencial toxicológico, reações alérgicas e uma quantidade excessiva e irregular da substância deixada sobre a pele após a sua liberação.

 

Liberação de Ingrediente Ativo: Atualmente existem numerosos sistemas de liberação, como lipossomas, partículas poliméricas e complexos moleculares, que ajudam os ingredientes ativos a penetrar na pele. Esses sistemas variam em estrutura, dimensões e mecanismo de ação por meios dos quais interagem com a pele.

Embora sejam inicialmente considerados para aplicações farmacêuticas, esses vetores foram utilizados em cosméticos e melhoraram consideravelmente a eficácia do produto. Rapidamente, se tornaram uma importante inovação na indústria dos produtos de beleza.

Apesar de seus benefícios inquestionáveis para melhorar a penetração de ativos na pele, os sistemas tradicionais de liberação estão limitados em termos do número de ingredientes ativos que podem conter e da solubilidade desses ingredientes. Por exemplo, os ativos devem ser apenas lipossolúveis ou apenas hidrossolúveis e as combinações de ingredientes raramente podem coexistir no mesmo sistema de liberação.

 

Máscaras de Folhas – Sheet Masks: As máscaras de folhas são relativamente recentes na indústria de produtos para cuidados da pele. Criadas na Coreia do Sul, tornaram-se extremamente populares na Ásia, onde viraram febre entre quem gosta de produtos de cuidados para a pele do rosto, posteriormente ganharam popularidade internacional a partir de 2015.

As sheet masks podem ser confeccionadas com papel, fibras, algodão, celulose, laminados ou folhas de polpa de coco e são embebidas em um líquido para o tratamento da pele. Essas máscaras já vêm recortadas no formato do rosto, com espaço para deixar os olhos, a boca e o nariz livres, são embaladas individualmente e são para usar apenas uma vez. Elas são super práticas, fáceis de aplicar e remover.

Seu apelo se baseia no pleno contato com a pele, reduzindo a evaporação da água e ampliando a penetração do ingrediente ativo. Basta aplicá-la diretamente na pele por uns 20 a 30 minutos.

 

Estudos já comprovaram que máscaras secas com micropartículas embutidas são mais vantajosas do que um sérum comercial, acelerando o tempo de permeação quase o dobro que o do sérum – 400 minutos contra 210 minutos com a tecnologia das micropartículas.

COMO AS MÁSCARAS SECAS FUNCIONAM?

 

As máscaras secas são obtidas pela aplicação de micropartículas preparadas em um tecido que resulta na sensação de toque seco. Esse processo possibilita a personalização do formato, do padrão, da coloração e da formulação de vários cosméticos e, potencialmente, até mesmo de produtos farmacêuticos.

Quando a máscara é usada, as micropartículas se desprendem da folha de tecido e vão sendo gradualmente transferidas para a pele em razão de certos parâmetros, como: quantidade de fios de tecido, temperatura do corpo, movimentação e massagem.

Ao entrar em contato com a pele, as micropartículas decompõem-se por causa da temperatura do corpo e da fricção e, ao mesmo tempo, sua matriz lipídica se mescla a lipídios da pele, liberando a carga determinada de ingredientes ativos, melhorando a penetração na pele desses ingredientes.

Dessa forma, as máscaras secas não precisam de água para de liberar ativos na pele com segurança e efetividade, sendo usadas em forma anidra, como chegam na embalagem. É só colocar a máscara no rosto, aguardar entre 20 e 30 minutos, remover a máscara e massagear bem a pele para que o produto seja totalmente absorvido, não há necessidade de lavar o rosto.

 

MÁSCARAS SECAS NO MERCADO

 

Existem diversas máscaras, que garantem os mais variados benefícios. Entre elas temos:

 

MÁSCARA FACIAL LANCÔME GÉNIFIQUE HYDROGEL MELTING MASK: Rica em extrato de Bifidus, um probiótico que estimula a produção de colágeno na pele. Tem alto poder hidratante e nutritivo.

 

MÁSCARA BENEFIANCE PURE RETINOL INTENSIVE REVITALIZING FACE MASK: Rica em Retinol, devolve elasticidade e luminosidade com uma única aplicação.

 

MÁSCARA FACIAL SEPHORA COLLECTION THE MUD MASK MATTIFYING: Fórmula à base de argila mineral de origem natural., deixa a pele visivelmente mais limpa em 15 minutos, sem qualquer desconforto ou sensação de pele esticada.

 

MÁSCARA FACIAL SEPHORA COLLECTION THE BLACK MASK CHARCOAL: Com tecido de fibra de carvão preto e enriquecida com uma loção de carvão vegetal, ajuda a fechar os poros, purifica e melhora a textura da pele, deixando-a mais macia.

 

MÁSCARA FACIAL HIDRATAÇÃO MISSHA – INTENSIVE MOISTURE: Possui ácido hialurônico, que retém a umidade, aumenta a hidratação, traz mais viço, firmeza e textura homogênea à pele. Indicada para peles secas.

 

MÁSCARA FACIAL VITAMINA C MULTI VITAMIN MASK: Máscara de microfibra ultrafina, rica em Vitamina C. Possui efeito antioxidade (combate os radicais livres), melhora as manchas e traz luminosidade natural da pele.

 

Veja também “BATOM, CHUMBO E SEGURANÇA DO CONSUMIDOR”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook e vejas novidades no nosso canal do YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.