TAURATO DE METIL COCOIL DE SÓDIO LÍQUIDO – NOVA TECNOLOGIA PARA FORMULAÇÃO SULFATE FREE

Os tensoativos tauratos são muito conhecidos por sua limpeza suave, sendo uma opção para formulações “livre de sulfatos”. Mas o principal problema em seu uso se deve à sua forma física, que é comercializada em pó ou em pasta, sendo apenas ligeiramente solúvel em água, o que dificulta sua manipulação em formulações aquosas.

Por isso o Taurato de Metil Cocoil de Sódio Líquido é tão revolucionário. Com tecnologia inovadora, o Taurato Líquido foi especialmente desenvolvido para atender as tendências de mercado de ingredientes suaves, eficazes e fáceis de usar.  Confira!

 

A limpeza suave é uma das necessidades crescentes na indústria de limpeza pessoal.

Até pouco tempo atrás, na década de 1970, existiam poucos tensoativos disponíveis no mercado e, devido à alta afinidade dos mesmos com a epiderme, o nível de agressão a pele era muito alto, tanto que, um grupo de dermatologistas ingleses sugeriram o uso menos frequente e abundante de sabonete, espuma de banho e shampoo para combater o crescente número de relatos de micoses e dermatites irritantes.

Além disso esses tensoativos comumente usados, de origem sulfatada, possuem um alto poder de limpeza que promove uma higienização além do necessário, colaborando para o ressecamento e a perda das propriedades naturais do fio, como elasticidade, resistência e brilho.

A partir daí nasceu o conceito de respeito cutâneo na limpeza, aliado à redução de todas as possíveis irritações e agressões a pele e ao cabelo. Desde então, a tecnologia de limpeza percorreu um longo caminho desde o conceito de “somente limpeza” para um que inclui outros benefícios, como suavidade e hidratação, por exemplo.

E a Indústria Cosmética visando oferecer produtos eficazes e ao mesmo tempo mais seguros, desenvolveram fórmulas de shampoo “livres de sulfato”, espalhando o conceito do shampoo “friendly”, que limpam com maior suavidade, agredindo menos a camada ácida natural dos cabelos e preservando a tonalidade dos fios por mais tempo, conservando assim, a sua integridade.

Dentro dessa classe, o Taurato de Metil Cocoil de Sódio é o taurato mais comumente usado por formuladores para produtos de cuidados com a pele e cabelo de crianças e adultos, devido as suas excelentes propriedades de formação de espuma, lubricidade e suavidade.

Por isso vamos conhecer mais sobre esse ingrediente cosmético e as novas tecnologias apresentadas para a sua manipulação em formulações cosméticas.

 

ESTRUTURA QUÍMICA

 

O taurato de metil cocoil de sódio é um tensoativo aniônico, sem sulfato, a base de aminoácidos que é naturalmente derivado do coco e um sal de amida de ácido graxo de coco de N-metiltaurina.

A estrutura química do taurato de metil cocoil de sódio possui um grupo hidrofílico (que tem afinidade com a água) que consiste em N-metiltaurina (ácido 2-metilaminoetanossulfônico) e um grupo lipofílico (que tem afinidade com o óleo) que consiste em um ácido graxo de coco de cadeia longa, ambos ligados por uma ligação amida. Configurando-o, portanto, em um tensoativo aniônico com um grupo sulfo-negativo eletrônico forte e um grupo amina catiônico suave, conforme mostra a figura abaixo.

Estrutura Química do Taurato de Metil Cocoil de Sódio

A fabricação de taurato de metil cocoil de sódio começa com a produção do percursor N-metil taurina, um intermediário crítico, por meio da reação de isetionato de sódio com metilamina.

Produção do precursor N-metil taurina.

A partir deste precursor, existem duas formas de síntese para fazer o taurato de metil cocoil de sódio.

A primeira via de síntese é a amidação do ácido de coco com metil taurina, que resulta em um taurato com baixo teor de cloreto de sódio (NaCl) e um alto nível de ácido graxo livre.

Primeira via de síntese do Taurato de Metil Cocoil de Sódio

A segunda via envolve a reação de metil taurina com cloreto de ácido graxo, resultando em um produto com alto teor de cloreto de sódio (NaCl) e nível médio de ácidos graxos livres. Essa síntese, conhecida como síntese de Schotten-Baumann, é bastante trabalhosa e cara, e requer o manuseio de matérias-primas perigosas como tricloreto de fósforo e produtos residuais como ácido fosfórico.

Segunda via de síntese do Taurato de Metil Cocoil de Sódio

Pequenas mudanças no processo de fabricação podem produzir produtos de vários estados físicos – por exemplo, líquido claro, pasta, gel ou pó, que diferem apenas em sua concentração de ingrediente ativo, pH e porcentagem de água e sais inorgânicos.

PROPRIEDADES E APLICAÇÃO

 

NOME QUÍMICO: Taurato de Metil Cocoil de Sódio
INCI: Sodium methyl cocoyl taurate
CLASSIFICAÇÃO: Tensoativo aniônico
FUNÇÃO: Tensoativo suave
PROPRIEDADES E INDICAÇÕES: Indicado para limpeza de pele e cabelos
ONDE É ENCONTRADO: Shampoos, sabonetes, esfoliantes, espuma de limpeza facial, gel de limpeza facial, creme dental para adultos, lenço umedecidos.

Os taurautos são a única classe de tensoativos aniônicos que combinam as vantagens de forte detergência com suavidade, estabilidade em uma ampla faixa de pH, espuma cremosa de alto volume, excelente formação de espuma mesmo na presença de alta concentração de óleo e resistência a água dura.

 

Além disso são biodegradáveis, ou seja, podem ser facilmente degradados por microrganismos presente na natureza, reduzindo assim, o impacto ambiental. Dessa forma, os tauratos podem ser considerados tensoativos verdes ou biotensoativos.

E de acordo com a pontuação de perigo do Environmental Working Group, que reflete todos os impactos à saúde relacionados aos ingredientes presentes em produtos cosméticos e de higiene pessoal, o Taurato de Metil Cocoil de Sódio é um ingrediente bem avaliado e de baixo risco de toxicidade.

 

O Taurato de Metil Cocoil de Sódio pode ser usado em formulações cosméticas como tensoativo primário devido à sua formação de espuma e suavidade, mas também pode atuar como um excelente surfactante secundário, tornando a formulação mais suave e possibilitando um efeito positivo na sensação da pele.

Devido à sua boa afinidade com as fibras proteicas, shampoos à base de taurato confere uma sensação macia e condicionada ao cabelo. Além disso, a suavidade do ingrediente para a pele e o couro cabeludo o torna uma boa opção para a formulações de shampoos medicinais e anticaspa.

Porém, apesar de todos os benefícios, as vezes o formulador encontra dificuldades em manipular esse ingrediente devido a forma física em que é comercializado: em pó ou em pasta, sendo apenas ligeiramente solúvel em água. O que torna as soluções de Taurato de Metil Cocoil de Sódio em água opacas.  E essas dificuldades, muitas vezes, levam o formulador a desistir de desenvolver um produto com esse ingrediente.

Pensando nessas dificuldades de uso e nas tendências do mercado de ingredientes suaves, que foi desenvolvido o ingrediente Taurato de Metil Cocoil de Sódio líquido.

Vamos saber mais sobre ele!

 

TAURATO DE METIL COCOIL DE SÓDIO LÍQUIDO

 

Desenvolvido pela empresa Innospec Performance Chemicals, o Taurato de Metil Cocoil de Sódio Líquido, comercializado com o nome LUXURIACT, é um tensoativo premium suave com 80% de origem natural, sem sulfato e cloreto de sódio, e biodegradável.

Com aproximadamente 28% de matéria ativa, o Luxuriact pode ser usado como um tensoativo primário em níveis de uso de até 30% p/p, onde fornece espuma extraordinária em uma variedade de fórmulas de limpeza e excelente capacidade de enxágue, portanto, não acumula ou deixa resíduos na superfície da pele ou dos fios.

 

Por ser um líquido límpido e fluido à temperatura ambiente, permite o desenvolvimento de produtos acabados transparentes. Além disso, é fácil de manusear e incorporar em uma formulação, podendo ser manipulado a frio, o que reduz o tempo de processamento durante a fabricação.

É compatível com tensoativos não iônicos, aniônicos e anfóteros, sendo estável em uma ampla faixa de pH de 3,0 a 11,0.

Devido a essas características apresentadas, o Taurato de Metil Cocoil de Sódio Líquido (LUXURIACT) é um tensoativo revolucionário e inovador!

 

Sabonete formulado com Luxuriact. 17° Atualização em Cosmetologia. Belo Horizonte. 2023.

 

Referência

17° Atualização em Cosmetologia. Tecnopress. Belo Horizonte. 2023.  Palestra Innospec/IMCD.

Pourability of LUXURIACT. Innospec Performance Chemicals. YouTube.

https://www.youtube.com/watch?v=ravPc6R2m8g

INCI BEAUTY. Metil cocoil taurato de sodio. Disponível em: https://incibeauty.com/ingredients/19614-sodium-methyl-cocoyl-taurate

ENVIRONMENTAL WORKING GROUP. Sodium methyl cocoyl taurate. Disponível em: https://www.ewg.org/skindeep/ingredients/706122-sodium-methyl-cocoyl-taurate/

CosIng – Ingredientes Cosméticos. Disponível em: https://ec.europa.eu/growth/tools-databases/cosing/details/79777

Clariant. Hostapon CT paste. Mild surfactant. https://www.clariant.com/en/Solutions/Products/2013/12/09/18/28/Hostapon-CT-paste

PROSPECTOR. Luxuriact. Disponível em: https://www.ulprospector.com/pt/la/PersonalCare/Detail/3905/6079735/Luxuriact

ChemistryViews Europe. Wiley-VCH Verlag GmbH & Co. KGaA, Weinheim. Shampoo Science. https://www.chemistryviews.org/details/ezine/4007741/Shampoo_Science/

BAHADUR, Prashant. NARASIMHAN, Saroja. Sodium methyl cocoyl taurate: biosurfactant in action. Cosmetics & Toiletries. July/August 2020.

Cosmetic Business (2007, Apr 11). Acylated amino acids: Multifunctional surfactants for new applications.

BAPTISTA, Karina Fernandes. BONETTO, Nelson Cesar Fernando. ESTUDO COMPARATIVO DE XAMPUS COM E SEM TENSOATIVOS SULFATADOS. Centro de Pós-Graduação Oswaldo Cruz.

GONÇALVES, Edilene et al.. DIVULGAÇÃO TÉCNICA TENSOATIVOS BIODEGRADÁVEIS. Unisepe. Gestão em Foco, Edição nº: 07/Ano: 2015.

AMORIM, Antônia Fádia Valentim de. FROTA Evanise Batista. Tecnologia de Produtos Sanitários e Cosméticos. Editora da Universidade Estadual do Ceará – EdUECE. Fortaleza, 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *