A maquiagem, assim como o vestuário e outros aspectos ligados a aparência, traduz padrões de comportamento e carrega simbologias. Por ser esse um segmento intrinsecamente relacionado as tendências de moda e seus revivals, saber mais sobre sua trajetória e relação com os períodos históricos, pode ser, no mínimo, inspirador. Portanto, veja os estilos ao longo dos anos e as principais tendências em maquiagem e matérias-primas. Confira!
O ESTILO ATRAVÉS DOS TEMPOS
Antiguidade – Em várias culturas, os olhos eram escurecidos pelo Kohl. O uso da maquiagem não era limitado as mulheres. Homens também pintavam a face, colorindo os lábios e as maças do rosto.
Idade Média – A beleza estava na palidez. Sanguessugas eram utilizadas para “drenar” um pouco do sangue da face. Tudo em nome da beleza e da pureza. Foram séculos de testas altas e sobrancelhas finas ou raspadas. Bocas, olhos e maças do rosto voltaram a ganhar cor no período renascentista.
Século XX – A verdadeira evolução na história da maquiagem realmente começou no século XX. Até então, as mulheres faziam seus próprios produtos para maquiagem. A maquiagem acompanha coleções de grandes estilistas e cada década é marcada por uma tendência.
Anos 20 – É a década do jazz, do Charleston e da emancipação das mulheres. A liberdade consistia em parecer um pouco com os homens, com corte de cabelo reto e franja. Contra as formas arrendodadas que era sinônimo do feminino e da maternidade, as novas mulheres deveriam ser muito magras. Coco Chanel, era o símbolo da beleza e inventou o estilo Flapper, que abraçava sombras escuras, máscaras para cílios, bochechas vermelhas, batom vermelho, esmalte vermelho e tons bronzeados. Na boca a pintura era feita em formato de coração. Surge o primeiro curvador de cílios.
Anos 30 – Com a chegada do fascismo e a crise de 1929, a liberdade dos anos 20 se dissipou. As atrizes de cinema ditam a moda. O cinema mostrava mulheres fatais e altamente sedutoras, com sobrancelhas finíssimas, desenhadas com lápis, sombras escuras e lábios destacados. A atriz Greta Garbo se tornou referência de beleza da época.
Anos 40 – Para tentar compensar a tristeza da guerra, usa-se a beleza forte da “famme fatale” e alegre da “pin-up”. A maquiagem ficou carregada, com muito batom vermelho, lábios cheios e delineados, e sobrancelhas bem desenhadas.
Anos 50 – Com o fim da Segunda guerra Mundial, a maquiagem voltou a fazer parte da vida das mulheres, sobre a influência de divas como a atriz Marylin Monroe, que fazia o estilo pele pálida, lábios realçados e olhos com muito delineador. Retomam os valores conservadores e a elegância acima de tudo. A arte de ser bela e ter a pele perfeita simbolizava o sucesso.
Anos 60 – A pílula foi inventada e a minissaia revolucionou o mundo. Os olhos receberam atenção especial com sombras metalizadas e multicoloridas, delineadores e cílios postiços. A indústria aprimorou embalagens e estojos. A cultura pop abriu espaço para cores fortes, como dourado e violeta.
Anos 70 – Era do amor livre, do movimento hippie, em que tudo era permitido. Saltos plataforma e calças boca de sino invadiram a moda. O visual era psicodélico, nem um pouco discreto. No rosto, os tons de blush tornaram-se mais suaves e as máscaras para cílios eram usadas com mais moderação. Contudo, o visual mais suave ainda convivia com as cores fortes e o brilho intenso exibido nas discotecas.
Anos 80 – Máscaras para cílios coloridas e a prova d’água, sobrancelhas volumosas e uma ampla gama de cores nas sombras, com tonalidades intensas e cintilantes. Nos lábios, predominavam as cores vermelho e rosa choque. Blushes eram aplicados generosamente, realçando as maças do rosto.
Anos 90 – O fim do século é marcado pelo minimalismo. Depois da explosão de cor, o visual limpo e natural voltou a ter vez. A maquiagem apenas realçava alguns pontos, as cores eram neutras, sem brilho.
Anos 200 e Tempos Atuais – São valorizados como nunca os cuidados com a saúde da pele, o conceito de bem-estar, assim como a diversidade de estilos e releituras de looks que marcaram época. Tecnologias e técnicas ensinam as mulheres a valorizar sua própria beleza e agregam benefícios extras aos produtos.
PRINCIPAIS TENDÊNCIAS EM MAQUIAGEM
A maquiagem é dividida em 4 grupos principais:
O Brasil é o terceiro mercado consumidor de produtos de beleza, perdendo apenas para os EUA e China. Grande parte desse contínuo crescimento se deve a constante renovação do mercado consumidor e dos produtos oferecidos.
Produtos de longa duração, resistentes a água e ao suor, que fornecem FPS e proteção à pele, fáceis de aplicar e práticos, com efeito mate e oil free, e que oferecem refrescância a pele após a pratica de exercícios, estão agradando cada vez mais o consumidor do século XXI que não quer perder tempo.
As principais tendências são:
*Maquiagem minimalista;
*Cílios longos;
*Efeito “glow saudável”;
*Olho esfumado;
*Linhas gráficas e efeitos tribais;
*Olho preto e batom vermelho escuro;
*Lápis preto;
*Boca pigmentada;
*Sobrancelhas naturais;
*Máscara para Cílios para mulher de estilo de vida ativo, resistente e que não mancha, que dá cor aos cílios em uma só aplicação;
*Maquiagem orgânica, vegana, natural e cruelty free – estilo de beleza sem destruir o planeta;
*Esmalte Peel Off;
*Batom de longa duração, efeito mate, acabamento aveludado, cor intensa e aplicação confortável;
*Batom líquido com efeito brilhante e Sensação “tacky”;
*Produtos holográficos;
*Delineador lúiquido metálico;
*Sombra em gel com brilho molhado, mas seca como pó e se mantém ao longo do dia.
As principais matérias-primas para a produção são:
1 – Máscara para Cílio
– Pigmento Preto encapsulado em copolímero acrilato: excelente resultado em cor, volume e aderência aos cílios;
– Polímero Solúvel (Policiclopentadieno hidrogenado e Isododecano): melhora a resistência da película, resistência a água, longa duração;
– Dispersão de Pigmento: efeito de cor profunda, longo uso devido a resina da dispersão.
2 – Cream to Powder
– Talco Micronizado: talco com menor granulometria, dá toque aveludado e brilho ao produto. Melhora o poder de compactação;
– Microesferas: (Copolímero Etileno/Ácido Acrílico). Melhora o poder de compactação e a textura do produto. Oferece o efeito Soft Focus (dispersão da luz que diminui a aparência das linhas finas na pele).
3 – Delineador Líquido Metálico
– Aminometilpropanol: formador de filme e adiciona resistência a água ao delineador;
– Pigmentos Dispersos: Pigmentos dispersos em resina aquosa (longo uso);
– Mica de alta qualidade: melhora a espalhabilidade, transparência e o brilho;
– Pigmentos perolizados.
4 – Batom Líquido
– Formador de Filme: resistência a água e longa duração;
– Gel Elastômero: substitui a manteiga de karité;
– Dispersão de Cores: cores vivas e intensas, fácil de incorporar ao produto;
– Éster: emoliente;
– Diisostearil Maleato: substitui o óleo de mamona, ótimo para dispersar pigmentos.
5 – Batom Matte Aveludado
– Pigmentos Dispersos: facilidade de dispersão, de acerto de cor, de produção do produto, maior garantia de dispersibilidade;
– Resina (composto de resina de cera ternária): formador de filme, longa duração e resistência a água;
– Ceras;
– Emolientes (Éster/Silicones/Hexahydroxystearato de dipentaeritrilo/Hexastearato/ Hexarosinato).
6 – Produtos para Sobrancelhas
– Pigmentos Tratados: reduz formação de grumos, melhora a aplicação e espalhabilidade, sensação de cremosidade.
– Microesferas de Sílica: melhora a aplicação.
– Óleos naturais: agentes anti-oxidante, anti-irritante, anti-inflamatório, agentes que nutrem a sobrancelhas.
– Fibras Especiais (fibras de celulose): Efeito de Volume e preenchimento das sobrancelhas.
Veja também “O QUE SÃO COSMÉTICOS VERDES?”.
Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook e vejas novidades no nosso canal do YouTube.
Comments
Adorei suas dicas vao me ajudar muito