A LIBERDADE DOS CABELOS GRISALHOS

Assumir ou esconder os cabelos brancos? Para muitos o surgimento de cabelos brancos normalmente é um sinal de preocupação, mas para outros é motivo de orgulho e charme. Portanto, continue lendo e entenda as mudanças que levam ao embranquecimento dos fios, as conexões emocionais, bem como os cuidados específicos que o cabelo grisalho necessita. Confira!

O surgimento de cabelos brancos normalmente é incômodo para muitas pessoas. Afinal os fios grisalhos podem mexer com a nossa autoestima, uma vez que gostamos de aparentar sermos mais jovens do que realmente somos.

Entretanto, a atriz Meryl Streep no filme O Diabo Veste Prada virou ícone de luxo e elegância, com seus fios brancos levemente acinzentados e impecáveis. Quem imaginaria há 14 anos atrás, quando o filme foi lançado, que apesar de todo o tabu e o fato de estar diretamente relacionada ao envelhecimento, os cabelos brancos estariam ganhando visibilidade nessa nova era de fluidez e dos novos discursos sobre o belo.

Ainda timidamente, o movimento de valorização da cor natural dos cabelos ganha relevância e estilos diversificados, aumentando o número de pessoas que assumem a nova aparência, em nome da praticidade e da autenticidade.

Mas, apesar de todo o movimento que vem surgindo e do processo de branqueamento dos cabelos ser inevitável e natural no processo de envelhecimento, os cabelos brancos quando chegam de forma precoce ou não, pode causar baixa autoestima que, muitas vezes, chega a interferir na interação social. Por isso, os primeiros “intrusos” são tingidos, camuflados e até arrancados.

Isso acontece, geralmente, porque entramos em pânico quando percebemos que estamos envelhecendo e porque ainda temos uma imagem de fraqueza, de perda, de impotência em relação ao envelhecimento.

Mas envelhecer tem seu lado bom. E o movimento de mulheres e homens que aceitam seus fios brancos vem ganhando espaço no mundo da beleza, em virtude de uma forte tendência de rompimento com o tabu do envelhecimento, somada à preocupação com a saúde e o bem-estar. O fim do uso da tintura tem sido visto como uma grande libertação e até um ato de amor próprio. Uma aceitação da aparência física e dos cabelos brancos.

 

PROCESSO DE ENVELHECIMENTO DO CABELO

 

No processo de envelhecimento do cabelo ocorre a redução da densidade, com consequente perda da espessura, e perda da cor natural dos fios. Com a diminuição do folículo, a melanina é produzida em menor quantidade, assim como a capacidade de produção de óleo das glândulas sebáceas. Tais mudanças acarretam a perda de pigmento dos cabelos, que pode acontecer em todas as etnias e em ambos os sexos, em diferentes intensidades.

Mas você sabia que a cor branca dos fios é uma ilusão de ótica?

Uma pesquisa feita pela Mayo Clinic juntamente com o Rajarajeswari Medical College and Hospital constatou que a aparência branca dos fios é uma ilusão de ótica causada pelo reflexo da luz, que mascara a cor amarelada da queratina dos cabelos. Cabelos brancos ocorrem apenas no couro cabeludo. Os fios que vemos na cor cinza possui tal cor por causa dos melanossomas esparsamente distribuídos, mas o cabelo branco é completamente desprovido de melanossomas de cor.

Os fios brancos estão diretamente relacionados à idade cronológica. Normalmente, caucasianos começam a apresentar fios brancos entre 35 e 45 anos; amarelos, entre 45 e 55; e os negros, após os 55.

Mas é claro que pessoas mais jovens também podem apresentar cabelos brancos, em decorrência de fatores genéticos, mas a influência de aspectos comportamentais, como tabagismo, alimentação desequilibrada e estresse, também podem ocasionar cabelos brancos precoces.

Outro fator que pode colaborar para o surgimento precoce dos fios brancos é a exposição contínua à radiação solar. A radiação solar estimula o surgimento de radicais livres que comprometem a síntese de melanina, acarretando na produção de oximelanina, um produto gerado pela fotodegradação da melanina e que afeta a coloração dos fios.

Doenças autoimunes, como o vitiligo, também podem desencadear o aparecimento de fios brancos precocemente.

 

CUIDADOS COM OS FIOS GRISALHOS

A melanina, além de conferir cor, influencia na hidratação e a maciez do cabelo e tem, ainda, a função de proteger contra a agressão de agentes externos, como sol, poluição, vento e fumaça de cigarro.

Entretanto no processo natural de envelhecimento dos fios a quantidade de melanina diminui, ocasionando alterações na textura e volume dos cabelos, tornando-os mais frágeis, com aparência opaca e áspera, em virtude das mudanças hormonais que ocorrem ao longo dos anos. Conforme as características bioquímicas do cabelo vão mudando com a idade, a dinâmica da movimentação dos fios também vai alterando.

Assim, cabelos grisalhos têm o movimento retardado, pois já perderam energia. Sua maior ondulação e seu maior diâmetro também os tornam mais rígidos, com um movimento mais brusco, o que torna sua aparência menos delicada.

Dessa forma, cabelos brancos e grisalhos precisam de cuidados específicos em algum momento da rotina capilar, por serem altamente porosos e pouco maleáveis, sendo de extrema importância a hidratação e proteção solar, para a beleza e a manutenção da saúde dos cabelos grisalhos.

Aderir ao cabelo natural não significa parar de cuidar dele. Portanto, para não ficar com tons amarelados e acabar com um aspecto descuidado, veja abaixo alguns cuidados essenciais.

 

1 – Não Arranque

Por mais que seja tentador, se você notou que os cabelos brancos começaram a aparecer, não arranque.

Arrancar os fios brancos não quer dizer que vai crescer um colorido no lugar e pode, em alguns casos, levar a uma inflamação da raiz do cabelo, causando danos ao folículo e, consequentemente, deixar o fio mais fino.

Além disso, arrancar um fio branco pode causar traumas, cicatrizes e infecções que vão bloquear o folículo piloso, aumentando o risco de os pelos encravarem no futuro, principalmente quando os cabelos estão curtos.

 

2 – Use Shampoo Próprio

Quanto menos agressivos os produtos usados para tratar os fios brancos, melhor, já que eles são naturalmente sensibilizados pela falta de melanina. Fórmulas naturais e sem sal são as mais indicadas.

Evite lavar todo dia, se possível. Se for necessário lavar sempre, a dica é alternar as lavagens um dia com shampoo e outro somente com água e condicionador, para desembaraçar e suavizar.

Para realçar o brilho prateado, use shampoo neutralizador (ou matizador), que tem coloração violeta ou acinzentada. O produto vai eliminar o amarelado, mas cuidado com o exagero, que pode acabar deixando o cabelo roxo, bem como o uso além da medida vai resultar em cabelo poroso e mais ressecado. Limite o uso a uma lavagem por semana.

 

3 –  Proteja do Sol

Aplique diariamente um filtro solar próprio para os fios, que pode ser em spray ou creme sem enxágue ou até gel modelador. Assim como o filtro solar para o rosto, o ideal é replicar o de cabelo sempre que for pegar sol.

Se a exposição for na praia ou na piscina, é importante reaplicar o filtro a cada duas horas ou toda vez que sair da água. O sal do mar e o cloro reagem com a radiação UV e podem deixar os fios manchados ou, pior, com aspecto esverdeado. Sempre que puder, adote proteção extra com chapéus ou lenços, de preferência de tecido com tratamento UV.

 

4 –  Hidrate

Para reverter o aspecto áspero e opaco dos cabelos grisalhos, hidrate os fios para que crescem mais fortes e encorpados. Máscaras de tratamento com manteiga de karité, pantenol e aloe vera, entre outros ativos, ajudam a hidratar intensamente, evitar a perda de umidade e a blindar contra agressões externas. Faça também em uma hidratação profunda semanal com ativos que devolvam proteínas e aminoácidos.

 

5 – Cuidado com Secador e Chapinha

Prefira dispensar secador e chapinha sempre que possível se não quiser fragilizar ainda mais os fios brancos. Se não der para evitar, lembre-se sempre de aplicar um bom protetor térmico antes do calor dos aparelhos.

Os fios brancos que antes eram vistos como desleixo está se transformando em sinônimo de empoderamento, autoestima e aceitação. Mas é importante lembrar que assumir os grisalhos ou não, é uma escolha sua. Apenas saiba que você tem opções, afinal, ao contrário do que pensam, é possível, sim, que os fios brancos cresçam saudáveis, bonitos e te deixem com uma aparência elegante.

Veja também “ESCOVA PROGRESSIVA”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook e vejas novidades no nosso canal do YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.