ÁGUA PARA PRODUÇÃO DE COSMÉTICOS

A água é um dos principais componentes em uma formulação cosmética e em determinados produtos pode chegar a 90% da sua composição total. Por isso, é importante entender melhor sobre a água usada para fabricar o cosmético, pois ela pode melhorar em até 50% a eficiência ou inibir a ação do produto. Confira!

 

A QUÍMICA DA ÁGUA

 

A água é uma substância formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. Esses elementos unem-se graças às ligações chamadas de covalentes ou moleculares, que se caracterizam pelo compartilhamento de elétrons presentes na última camada eletrônica para adquirir estabilidade.

A água é polar, ou seja, possui tanto um polo norte como um polo sul com cargas magnéticas opostas. Dessa forma, a água possui cargas elétricas opostas em extremidades opostas de sua molécula. A extremidade de hidrogênio de uma molécula de água possui uma carga levemente positiva, e a de oxigênio, uma levemente negativa.

A água pode dissolver muitas substâncias polares em função de sua natureza polar. Você já deve ter ouvido falar que semelhante dissolve semelhante e é exatamente por isso que a água age como um solvente para a maioria das outras substâncias. As substâncias que são dissolvidas em água são chamadas de hidrofílicas, o que significa que ela tem afinidade com a água, de hidro (água) e fílico (amor).

 

ÁGUA PARA PRODUÇÃO DE COSMÉTICOS

 

A água é muito utilizada em formulações cosméticas, portanto ela precisa receber um tratamento adequado para remoção de impurezas sólidas, microrganismos e alguns íons específicos para que não provoque ou acelere reações químicas nocivas ao produto.

A água utilizada nas formulações cosméticas pode ser: água filtrada, destilada, deionizada, ultrapura ou termal.  Veja a diferença de cada uma abaixo:

 Água filtrada: É a água distribuída pela rede pública que geralmente, provém de rios, represas ou lagos, que passa por tratamento com produtos químicos para remover as impurezas presentes até se tornar potável e sem riscos para a saúde. A água ao chegar a nossas casas e ao passar por um dispositivo filtrante é considerada água filtrada. Após passar por um filtro de alta qualidade, a água melhorará sua qualidade, estará pura e pronta para ser consumida. Pode ser utilizadas em algumas formulações.

Água destilada: A água distribuída pela rede pública passa por um processo denominado destilação, separando os componentes da água com base nos seus diferentes pontos de ebulição. É uma água com alto grau de pureza, isenta de minerais e íons. Muito indicada para a utilização em formulações cosméticas.

Água deionizada: A água distribuída pela rede publica passa por um processo de remoção de íons catiônicos e aniônicos através de um sistema de resinas trocadoras de íons. Possui baixos valores de minerais e íons. A remoção de íons presentes na água promove melhora da qualidade do produto aplicado sobre a pele.

Água ultrapura: A água distribuída pela rede publica passa por um sistema de abrandamento com resinas trocadoras, substituindo o cálcio e o magnésio dissolvidos na água por íons de sódio. Posteriormente, segue para um sistema de osmose reversa, que faz a remoção desses íons, seguindo de um refinamento por uma série de filtros constituídos de resinas catiônicas e aniônicas, um leito de carvão ativo para remoção de contaminantes orgânicos e por fim, por um filtro físico para remoção de particulados. É uma água de extrema pureza, isenta de quaisquer tipos de contaminantes, minerais, íons, substâncias orgânicas ou microrganismos. Também indicada para a utilização em formulações cosméticas.

Água Termal: Água mineral, com até 2.000 mg de sais minerais provenientes do solo. Pode-se combinar com extratos vegetais ricos em vitaminas e minerais, além de minerais como potássio e silício que garante ação antioxidante ao cosmético.

A água pode permitir uma melhor ação dos ativos funcionais presente na formulação e maior eficácia do cosmético. A sua pureza é um fator indispensável também para ter produtos de melhor qualidade, pois dependendo da formulação se a água tiver uma grande quantidade de elementos químicos e minerais, possivelmente poderá interferir no pH do cosmético e, consequentemente, na ação do produto.

Veja também “A IMPORTÂNCIA DO pH NAS FORMULAÇÕES”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook e vejas novidades no nosso canal do YouTube.

Comments

  1. Renilda fausto

    Useivuma máscara de argila verde e água desmineralizada Elem de umas 3 gotas de óleo essencial de laranja . Meu rosto queimou muito!!! Não aguentei e retirei após 5 m. É normal?

    1. Post
      Author
      Ana Darezzo

      Olá Renilda!
      Não é normal não. Veja o modo de uso da máscara, se usou corretamente, ou se tem alergia a algum dos componentes.

  2. Fatima de Souza

    Olá Renilda,

    Além das recomendações da autora dessa matéria, sugiro que avalie a “porcentagem” do óleo essencial usado na fórmula. Isso também pode ter causado o processo. E lembrando ainda, que óleos essenciais fotossensibilizantes também requerem maior cuidado em sua manipulação.
    Fatima de Souza/Estetacosmetóloga.

    1. Post
      Author
      Ana Darezzo

      Isso mesmo Fátima e Renilda!

      Apesar das propriedades naturais dos óleos essenciais, isso não significa que seja inofensivo. Quando aplicado sobre a pele em dosagem inadequada, o produto, pode causar dermatite, alguma reação alérgica e até queimar a pele. Por isso, é fundamental seguir corretamente as orientações de uso.

  3. Paula

    Gostaria de saber se pode ser usada água mineral na produção de cosméticos? E a água desmineralizada, com relação as outras citadas, seria melhor ?

    1. Post
      Author
      Ana Darezzo

      Olá Paula!
      Água mineral não é indicada para produção de produtos cosméticos, pois pode causar precipitação ou reações indesejadas. Utilize as água indicadas no artigo para produção de cosméticos. Cada processo citado é eficiente.
      A água destilada é a mais utilizada na produção de cosméticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.