O QUE É FORMULAÇÃO COSMÉTICA?

Diariamente são produzidos e utilizados produtos cosméticos dos mais variados tipos, mas muitos não sabem o que é um cosmético ou o que seria uma formulação cosmética. Portanto, hoje vamos falar sobre esse assunto. Confira!

Cosmético vem do grego Kosmétikós, que se refere ao enfeite, ao adorno. São substâncias, misturas ou formulações que atuam na superfície da pele, com o intuito de higienizar, limpar, lubrificar, hidratar, nutrir, retardar o envelhecimento e embelezar o ser humano.

Os cosméticos são produzidos através de formulações cosméticas, que são elaboradas por meio da cosmetologia, ciência que estuda e ensina formulações a fim de preservar a saúde e a beleza da pele e dos cabelos. Engloba desde a concepção dos produtos de beleza até a aplicação dos produtos elaborados. Mas, o que seria formulações cosméticas? Veja abaixo.

 

O QUE É FORMULAÇÃO COSMÉTICA?

 

A formulação cosmética é a “receita” ou a fórmula para desenvolver um produto cosmético, contendo as matérias-primas necessárias, bem como sua função, a quantidade de cada matéria-prima para a produção de uma determinada batelada de produto e o modo e técnicas utilizadas para a produção.

As formulações cosméticas são compostas por veículos, principio ativo (PA) e aditivo, dando origem a vários tipos de cosméticos que são utilizados de acordo com os objetivos dos procedimentos estéticos.

Exemplo: Formulação Gel creme oil free (não iônico) 100g.

COMPONENTES

FASE

QUANTIDADE (%p/p)

FUNÇÃO

Hidroxitilcelulose

A

2,00

Espessante

Propilenoglicol

A

5,00

Umectante

Imidazolidinil ureia

A

0,50

Conservante

Metilparabeno

A

0,15

Conservante

Água destilada

A

qsp 100,00

Veículo

Óleo de silicone

B

2,00

Emoliente

Tensoativo

B

qs

Emulsificante

Modo de preparo: Em um béquer misturar todos os componentes da fase A. Aquecer até 65-70ºC, com agitação. Tirar do aquecimento e manter agitação até temperatura inferior a 40ºC. Adicionar os componentes da fase B e homogeneizar.

A maioria das formulações cosméticas utiliza porcentagem (%) para representar a quantidade das matérias-primas, pois assim permite fazer a quantidade desejada, ou seja, pode-se fazer 100g ou 1000Kg, bem como 10 mL ou 100 mL, ou qualquer quantidade que quiser, basta colocar os ingredientes na proporção indicada na fórmula.

O QUE É qsp E qs?

   qsp

qsp é a abreviação de “quantidade suficiente para”, usada para dizer que deve ser usado uma quantidade suficiente para completar uma determinada requisição (peso ou volume de um produto).

No exemplo acima, note a indicação qsp 100,00. Isto indica que o total da fórmula terá 100,00 g e que será completada pelo veículo – água destilada.

qs

qsp é a abreviação de “quantidade suficiente”, usada para dizer que deve ser usado uma quantidade suficiente para dar ao produto a característica desejada. Por exemplo, no caso de corantes, deve-se adicionar uma quantidade suficiente de corante apenas para dar ao produto a cor desejada.

Veja também “ÁGUA PARA PRODUÇÃO DE COSMÉTICOS“.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook e vejas novidades no nosso canal do YouTube.

Comments

  1. Dora Ataide

    Boa tarde!
    Como se dá a compatibilidade entre as bases da formulação cosmética?
    Quais as características físicas e químicas entre os ativos e a base (pH e pKa)?
    Como entender as diferenças entre permeabilidade, perfusão cutânea, transdérmico e absorção de ativos?
    Como se dá a alergia e a sensibilidade aos ativos e componentes da base?

    Tem uma indicação de pesquisa para essas dúvidas?

    desde já, agradeço.

    1. Post
      Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.