BARBA: CUIDADOS E PRODUTOS PARA TODOS OS ESTILOS

A relação do homem com a barba vem sofrendo grandes transformações, já foi sinal de força, desleixo e até mesmo de severidade ao deixar crescer o bigode, entretanto, nas últimas décadas o visual barbudo está em alta com diferentes formas, texturas e estilos da atualidade. Mas a adesão a barba demanda dedicação e uso de produtos voltados à manutenção de sua saúde e beleza. Portanto, continue lendo e saiba mais sobre esse nicho de mercado que cresce exponencialmente, os tipos de barba e como cuidar bem dela. Confira!

Segundo dados da Euromonitor, o Brasil é o segundo maior mercado consumidor de cosméticos masculinos do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Afinal a ideia de que investir na aparência é “coisa de mulher” é bem ultrapassada.

Tirar um tempo para cuidar mais de si é um ato de amor e se desprender de julgamentos e padrões é um ato de coragem!

E a categoria barba ocupa a quarta posição no ranking de consumo de cosméticos masculinos no país, sendo os shampoos, esfoliantes, balms e finalizadores, como ceras e pomadas os itens mais utilizados para higienizar, alinhar e modelar a barba.

Sendo assim, exercite o autoconhecimento, valorize suas particularidades e não tenha medo de transformações. Se deseja ter barba ou se já é barbudo, veja qual o tipo de barba combina mais com você e saiba cuidar muito bem dela.

 

TIPOS DE BARBA

 

Em média, a face masculina produz cerca de 25.000 pelos faciais, a cada 24 horas é adicionado meio milímetro de comprimento aos fios. Entretanto, a quantidade de pelos no rosto é determinada pela genética. O volume da barba está diretamente relacionado à quantidade de unidades foliculares na região, bem como à densidade de folículos pilosos e à sua distribuição na face.

A barba não precisa ser necessariamente grande e cheia. Existem vários tipos de barba que se encaixam nos mais diversos formatos de rostos.

 

1 – Barbas para Rosto Quadrado

Barba Tradicional: Geralmente de comprimento curto ou médio, esse tipo de barba valoriza as linhas naturais do rosto. Pode deixar o corte mais curto nas laterais e levemente mais cheio na região do queixo. É um modelo prático que facilita a manutenção do visual!

Cavanhaque: Esse é um dos estilos de barba mais buscados por quem quer ter um visual alternativo. Ele ajuda a alongar o rosto, devido ao seu formato centralizado que conecta a barba e o bigode.

Barba Arredondada: A proposta aqui é adicionar contraste e dimensão, disfarçando as linhas retas naturais do rosto quadrado. O corte arredondado nas extremidades da barba e a ausência de pelos nas bochechas, ajuda a garantir uma aparência mais longilínea.

Barba Degradê: Esse estilo de barba confere uma aparência bem harmônica. Nele, os pelos começam curtinhos na área da costeleta e crescem gradualmente até a mandíbula. É perfeito para quem gosta de combinar o corte de cabelo com a barba!

 

2 – Barbas para Rosto Redondo

Van Dyke: Deixar o rosto mais “fino”, além de ter uma pegada vintage e descolada. Vários famosos são adeptos desse estilo, que traz bigode e cavanhaque separados, ambos com os fios mais compridos.

Barba Encaixada: Se você prefere um barbear mais comum, aposte nesse tipo de barba! Ela segue o contorno do rosto nas extremidades, mas traz um toque angulado, com menos pelos nas bochechas e laterais bem finas e aparadas.

Balbo: Sem costeletas e com bigode aparado e suspenso, ela valoriza o queixo, deixando o rosto mais alongado.

Barba Lenhador: Com fios bem apontados na região do rosto e mais longos e encorpados em sua extensão, ela garante um visual espontâneo e cheio de atitude!

 

3 – Barbas para Rosto Oval

Barba Curta de Três Dias: Ideal para homens que querem, aos poucos, deixar o “rostinho de bebê” para trás, a barba curta de três dias é uma ótima alternativa, pois confere um visual mais maduro e sofisticado.

Bigode Original: O bigode original dá um charme todo especial ao look. Mantenha-o sempre aparado, principalmente acima do lábio superior, e se atente à simetria – os dois lados devem estar iguais.

Bigode Ferradura: Esse modelo de barba já entrega tudo pelo nome. Nele, os fios formam longas barras que apontam para baixo, enquanto o restante do rosto permanece lisinho.

 

 4 – Barbas para Rosto Retangular

Cheia Modelada: Para quem tem a testa, maçãs do rosto e queixo de tamanhos semelhantes, essa opção, marcada pela ausência de pelos na face, é ideal. Deixe os pelos crescerem bastante e depois modele as pontas de forma angulada.

Tira no Queixo: A diferença entre esse estilo de barba e o anterior é o volume dos fios. Aqui, mantenha uma linha fina contornando o maxilar e o queixo. Isso garante um aspecto mais arredondado ao rosto. E não se esqueça também de manter o bigode sempre raspado!

Costeletas em Evidência: Mantenha as costeletas bem compridas e una-as ao bigode, deixando o queixo raspado.

Um ponto muito importantes que você deve considerar é o cuidado com a pele. Apesar da estrutura da pele masculina ser idêntica à da feminina, sua composição hormonal e os fatores que determinam o seu envelhecimento são diferentes.

A pele do homem é mais espessa e oleosa, e envelhece em ritmo mais lento, graças à maior produção de fibras elásticas e de colágeno. A pele masculina varia entre oleosa, sensível, seca e mista, mas essas diferenciações não são tão acentuadas como nas mulheres.

Nos homens, a pele apresenta maior quantidade de glândulas sebáceas, e estas trabalham mais ativamente, estimuladas pelo hormônio testosterona. Essa característica gera mais oleosidade e evita o ressecamento. Por outro lado, a pele masculina é mais propensa ao aparecimento da acne, foliculite e outro problemas que podem ocasionar cicatrizes.

Por isso é importante cuidar bem da pele, caprichar na higiene e hidratação dos fios da barba e aparar sempre que necessário para conquistar uma barba sensacional.

 

BARBA: PRODUTOS PARA TODOS OS ESTILOS

 

Cuidar bem da barba é mais do que simplesmente lavar e secar com a toalha. Se você quer ter uma barba bonita, precisará se dedicar mais do que isso.

É preciso ter uma rotina de cuidados, afinal o mínimo relaxo nos cuidados já é capaz de deixar qualquer um parecendo o Chewbacca!

 

CUIDADOS COM A BARBA

 

Lembre-se que barba não é tudo igual! Conhecer bem seus fios irá te ajudar a entender como cuidar da barba.

1 – Braba Curta: Quem tem barba curta, falhada ou rala o ideal é sempre fazer uma manutenção no corte, a fim de manter a altura e o desenho da linha da barba. Além de usar um bom shampoo para barba para a limpeza e um balm para manter os fios alinhados.

2 – Barba Grande: Quem tem a barba grande, precisa ter alguns cuidados adicionais. Além da limpeza para evitar o acúmulo de resíduos que podem causar mau cheiro, também é necessário caprichar na hidratação, já que quanto mais longo for o fio, menor a quantidade de óleo natural que ele recebe da pele, deixando-os com aquela aparência ressecada e opaca.

Usar um bom óleo para barba já resolve esse problema, contribuindo para a hidratação, conferindo brilho e uma aparência muito mais saudável aos fios.

Lembre-se de pentear os fios, de forma com que eles se mantenham alinhados. De preferência utilize um pente de madeira para que ele passe pelos fios com mais facilidade, diminuindo a chance de adquirir frizz. O tamanho do pente vai depender do tamanho da sua barba. Quanto maior a barba, maior o pente. O ideal é que ele se encaixe bem nos fios e deslize facilmente, evitando que os fios arrebentem.

Como os cabelos, a barba também pode ter caspa se não for higienizada da forma correta e mantida sempre bem seca, portanto não durma com a barba molhada.

E independente se sua barba é curta ou grande faça esfoliação toda semana para retirar as células mortas e evitar os pelos encravados.

 

PRODUTOS PARA TODOS OS ESTILOS DE BARBA

1 – Shampoo  para Barba: O shampoo para barba possui formulação adequada para estar em contato com a pele do rosto, não a agredindo, ajudando a controlar a oleosidade, além de deixar a barba mais hidratada e bonita.

Seu uso é muito simples: basta aplicar o produto na barba molhada e massagear, da raiz às pontas, removendo todas as impurezas. Depois, é só enxaguar em água corrente para finalizar a limpeza.

Além dos shampoos de barba serem produzidos com diferentes fragrâncias, existem shampoos específicos de acordo com a cor da barba.

2 – Condicionador para Barba: O shampoo abre os folículos para garantir uma limpeza completa. E o condicionador tem uma carga eletrostática oposta à do shampoo que faz com que sele de volta estes folículos. Assim, os fios ficam mais controlados e macios, prontos para o próximo passo que é a hidratação.

3 – Balm ou Óleo: O Balm tem função similar ao óleo, porém, possui acabamento fosco. Seu papel é hidratar, modelar e controlar os fios da barba, além de dar textura e mais volume, garantindo com que a barba fique sempre alinhada e no lugar.

Também evita que a pele fique irritada e ajuda a diminuir a coceira comum nos primeiros dias da barba, pois limpa e tonifica a pele. Por isso, é indicada para barbas mais curtas, ou para quando você raspa o pescoço, que é quando mais acontece esse tipo de irritação, mas ele pode sim ser usado em barbas mais longas.

Já o óleo é ideal para as barbas mais longas ou ressecadas, pois quando a barba vai ficando mais longa ela se distancia da hidratação natural da pele e o óleo restaura essa hidratação deixando os pelos mais macios e menos desgrenhados.

Também pode usar os dois em conjunto, principalmente naqueles dias em que a barba está precisando de uma hidratação extra. Neste caso a dica é usar o balm logo após o banho e, assim que ele for absorvido, finalizar com algumas gotas de óleo.

4 -Cera de Bigode: As ceras de bigode têm como objetivo domar os pelos acima da boca. Assim, este produto ajuda a manter o bigode limpo, pois não irá ficar em contato com a boca.

Para usá-lo, é só pegar uma pequena quantidade de cera, esfregá-la entre os dedos para dar uma leve aquecida e aplicar no bigode. Depois pode passar um pente se for preciso.

5 – Modelador de Barba: O modelador de barba funciona como um finalizador para controlar melhor o volume e manter no lugar aqueles fios mais rebeldes que ficam espetados para fora.

Ele atua proporcionando ação refrescante, profunda hidratação e aparência natural à barba, protegendo e mantendo sedosos os fios de barbas longas, médias ou curtas.

Coloque um pouco de modelador na ponta dos dedos e aplique na barba, principalmente nas áreas que precisam de ter o volume mais controlado, em movimentos repetidos sempre no sentido dos fios.

6 – Esfoliante de Rosto: O esfoliante renova a pele, combate os pelos encravados da barba, evita cravos, espinhas e ainda deixa o rosto com aparência revigorada e saudável.

Se você sofre com pelos encravados ou foliculite, o esfoliante ajuda na remoção de células mortas e libera o caminho para o fio crescer.

A dica é usar o esfoliante de uma a duas vezes por semana. Com a pele limpa e molhada aplique o esfoliante na região do rosto e pescoço fazendo movimentos circulares. Enxágue bem. Depois é só secar e aplicar um balm hidratante.

 

 

Lembrando que cada barba é única e pode responder melhor a uma quantidade ou frequência de uso. O bacana é que não tem jeito errado e o seu ritual é só seu.

Veja também “SUBSTITUIÇÃO DE MICROPLÁSTICOS EM COSMÉTICOS”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook e vejas novidades no nosso canal do YouTube.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.