MÁSCARAS FACIAIS

As máscaras faciais se tornaram populares no Brasil nos últimos anos, principalmente por oferecer praticidade, rápido poder de ação e ser um convite ao relaxamento. Além disso, a versatilidade as tornaram aliadas essenciais no cuidado da pele. Portanto, não deixe de conhecer os principais benefícios para a pele, os tipos de máscaras faciais; cuidados para antes e depois da aplicação e as novidades nesse segmento. Confira!

No passado, a maquiagem estava em primeiro lugar na busca por uma “aparência bonita”, porém hoje a preocupação principal é ter uma pele saudável e naturalmente bela. Logo, existe uma crescente demanda por produtos para o tratamento da pele.

E as máscaras faciais são os produtos do momento. Sua atratividade está relacionada ao interesse por soluções acessíveis e práticas, sendo bastante utilizadas para complementar tratamentos específicos, energizando, hidratando e revitalizando a pele.

 

OS BENEFÍCIOS DAS MÁSCARAS FACIAIS PARA A PELE

 

A máscara facial tem como função ser um recurso seco, que libera ingredientes ativos delicados em uma quantidade constante por unidade de área da pele, evitando sua desestabilização e variações da espessura da camada, o que costuma acontecer quando máscaras líquidas são atribuídas sobre a pele aos serem espalhadas com os dedos.

Dessa forma as máscaras faciais são feitas com concentrações maiores de ativos e mecanismos que aumentam a penetração na pele, tendo assim, um rápido poder de ação. Além de controlar e retardar a liberação de princípios ativos, que vão sendo progressivamente transferidos para a pele.

Apesar das máscaras faciais serem muito conhecidas por ajudar a controlar a oleosidade excessiva da pele, atualmente, existem vários tipos de máscaras comercializadas no mercado, elaboradas para diferentes tipos de pele, idades e funções, bem como variantes para aplicação em áreas específicas, como vincos ao lado da boca, pescoço, pálpebras e lábios.

Por exemplo, para revigorar a aparência e textura do rosto envelhecido ou até mesmo prevenir os primeiros sinais, máscaras ricas em antioxidantes e vitamina C vão garantir um visual luminoso. Já para a hidratação de peles secas, o ideal é que o produto tenha substâncias de nutrição profundas para reequilibrar a pele do rosto.

 

Veja abaixo os principais benefícios da máscara facial:

 

1 –  Refina os Poros da Pele: A máscara limpa de forma profunda os poros da pele e também remove as células mortas e a oleosidade que podem entupi-los.

 

2 – Aumenta a Hidratação: A água da máscara facial penetre na pele melhorando a sua hidratação e elasticidade. Quando a pele está bem hidratação a aplicação da maquiagem fica muito melhor.

 

3 – Diminui as Linhas Finas: Fazendo uso regularmente, elas podem diminuir os sinais de envelhecimento, como as rugas e linhas que vão surgindo.

 

4 – Dá um Tom de Pele Uniforme: As máscaras também tem a função de uniformizar o tom de pele, diminuindo a  hiperpigmentação.

 

5 – Pele Mais Firme: Existem algumas máscaras que ajudam a melhorar a produção de colágeno, resultando numa pele mais firme e fresca.

 

Mas antes de começar a usar algum produto, saiba que existem máscaras ideais para todos os tipos de pele e a frequência de uso varia de acordo com as necessidades especiais de cada pele. Na maioria das vezes o uso pode ser semanal. Mas também pode variar de duas a três vezes por semana ou, ainda, ser quinzenal. Então não se esqueça de pedir orientação ao dermatologista sobre o tipo de máscara, a frequência e a composição mais adequados para sua pele.

 

TIPOS DE MÁSCARAS FACIAIS

 

As máscaras podem ser em forma de creme como as de argila, em gel, tecido ou na versão peel off: máscara em creme que seca na consistência de filme plástico e deve ser puxada após a secagem.

 

As principais propriedades das máscaras faciais são:

 

Esfoliação: Este tipo de máscara elimina a camada de pele morta e revitalizar o rosto.

 

Hidratação: Este tipo de máscara pode hidratar a pele até seis vezes mais que um hidratante comum. As várias combinações e maiores concentrações de ativos tem ainda função iluminadora e firmadora.

 

Oleosidade: Equilibra a microbiota e regulariza a oleosidade da pele.

 

Olheiras: Máscaras calmantes, descongestionantes e à base de ácido hialurônico ajudam a melhorar a circulação e a pigmentação na área dos olhos.

 

Manchas: Máscaras com poder antioxidante e as com Vitamina C, aliados aos produtos de cuidados diários, traz resultados fantásticos ao combate as manchas na pele.

 

Ao utilizar as máscaras faciais é fundamental seguir as instruções do fabricante, sem prolongar o tempo de aplicação, bem como higienizar bem a pele antes da aplicação com um sabonete específico para seu tipo de pele, se certificar de que não há nenhum local de alergia, e após aplicar a máscara facial escolhida em toda a região a ser tratada, utilizar um protetor solar FPS 30 para finalizar o tratamento.

 

TENDÊNCIAS E NOVIDADES

 

Na formulação de máscaras faciais, são comumente utilizadas substâncias calmantes, como camomila, calêndula e Aloe vera, além de substâncias clareadoras, rejuvenescedoras, ativos hidratantes, e adstringentes com ação antioleosidade e antiacne, como a argila e o ácido salicílico. A vitamina C, que tem ação antioxidante e clareadora, também é muito usada.

As máscaras de argila são as preferidas pelas brasileiras, pois têm efeito purificante e calmante e são indicadas também para a pele acneica e oleosa, bem como as máscaras firmadoras e anti-idade, com efeito de estimulação do colágeno natural da pele e combate aos sinais de envelhecimento, seguidas das que proporcionam efeito detox e antipoluição, além de hidratação e luminosidade.

Algumas tendências nesse segmento são as máscaras faciais veganas e “waterless”. Máscaras Faça Você Mesmo – DIY ou com formulações com pouca água também são apostas, pois consomem menos embalagens e economizam no transporte.

Outros destaques são as máscaras instagramáveis, que são bonitas, coloridas e fazem sucesso em redes sociais; máscaras com múltiplos benefícios, que prometem o resgate da integridade, da vitalidade e da saúde da pele, bem como máscaras que atuam em áreas específicas de tratamento, como as máscaras para clareamento, revitalização da região dos olhos ou lábios e lifting em peles que perderam o tônus, por exemplo.

As máscaras peel-off de argila e carvão ativado, ingredientes eficientes na purificação da pele, estão em alta e tendem a continuar em crescimento. Outra tendência são as máscaras em geleia ou gel, pois são leves, agradáveis, fáceis de usar e muito práticas, além de permanecerem na face sem sair do lugar enquanto a pessoa realiza outras atividades.

Em geral, percebe-se a tendência de os consumidores quererem manter os cuidados com a pele de uma maneira simples, sem muitos passos de rotina, além daqueles que buscam a melhoria da condição da pele rapidamente.

Dessa forma, o consumidor relaciona máscaras faciais a praticidade e a bons resultados. Mas é importante salientar que as máscaras, por enquanto, complementam a rotina de cuidados e não substitui os cremes. Elas são ótimas aliadas para uma pele bem cuidada, mas não se deve apostar unicamente nelas.

 

Veja também  “ENVELHECIMENTO DOS LÁBIOS: COMO PREVENIR?”

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook e vejas novidades no nosso canal do YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.