POR QUE DEVEMOS HIDRATAR AS MÃOS?

As mãos é a parte do corpo que mais usamos no dia a dia, mas nem sempre recebem a atenção que merecem. E a aparência das mãos revelam, sem dó, os efeitos do envelhecimento e as negligências dos anos. Portanto, as mãos merecem cuidados além de unhas bem feitas. Continue lendo para entender porque devemos hidratar as mãos. Confira!

Você já conheceu alguém em que o aspecto das mãos destoasse da aparência do rosto, por exemplo?

Se você ainda não conheceu, vai conhecer, pois isso é muito mais comum do que imaginamos. Muitas pessoas não têm a aparência das mãos condizente com os rejuvenescimentos feitos no corpo, principalmente no rosto.

E, ao contrário de outras partes do corpo, as mãos não contam com cirurgias plásticas para reparar a ação do tempo. Por isso, se você deseja envelhecer cultivando uma beleza saudável, é fundamental também cuidar diariamente das mãos.

Ainda não está convencida (o)? Então, veja que o motivo de hidratar as mãos vai além de ter somente uma mão macia e hidratada, com uma aparência rejuvenescida.

 

POR QUE DEVEMOS HIDRATAR AS MÃOS?

 

A pele do dorso das mãos tem a pele fina, delicada e com pouca quantidade de glândulas sebáceas, fato que as torna mais sensíveis à desidratação e as mudanças de temperatura.

Dessa forma, as mãos são bastante sensíveis a mudanças bruscas de temperatura e de agentes agressores que afetam sua maciez. E ao longo dos anos, as mãos tendem a ficar com aspecto envelhecido, vão adquirindo manchas e os sinais de perda de elasticidade vão aparecendo.

Assim como a pele do rosto, a pele das mãos absorve grande parte da radiação solar, sendo extremamente afetada diariamente por estarem mais expostas às agressões do dia a dia, tais como o vento, o ar-condicionado, contato com detergentes e uso frequente da água.

Com isso, a pele das nossas mãos fica seca e, normalmente, ocorrem fissuras ao redor das articulações dos dedos, devido à pele tencionada que quebra facilmente quando esticada. Além disso, a desidratação das mãos pode evoluir levando à formação de eczemas e predisposição ao envelhecimento precoce.

Por isso é fundamental hidratar as mãos, pois a hidratação ameniza o ressecamento e cria uma barreira protetora da pele, formando um filme delicado que protege contra agentes nocivos e agressões do dia a dia, mantendo a pele hidratada.

Não devemos esquecer também de proteger as mãos contra as nocivas radiações solares, fazendo o uso adequado de filtro solar ou cremes com protetor solar.

 

CREME HIDRATANTE PARA MÃOS

 

Diferente da pele corporal, que pode ser definida como normal, oleosa e seca, não é possível ter a mesma terminologia para as mãos.  Por isso, existem produtos específicos para as mãos e a escolha depende da necessidade de cada pessoa.

Uma dica é verificar as necessidades, como grau de hidratação, ressecamento e brilho, que estão diretamente associados aos tipos de pele.

Dessa forma, devemos utilizar produtos indicados para as mãos, pois são mais específicos e obtêm-se melhores resultados. Para cada gosto e necessidade, há inúmeros produtos e modos de uso que potencializam o benefício da hidratação.

É recomendado, a cada lavagem, das mãos, passar o hidrante para que mantenha a maciez e a elasticidade, reduzindo a aparição de manchas e adiando as rugas.

Opte por produtos que contenham ativos rejuvenescedores, que são antioxidantes e fortalecem as fibras de colágeno na pele. Confira abaixo uma sugestão de creme hidratante para as mãos que você mesmo pode fazer!

 

FORMULAÇÃO:

QUANTIDADE

COMPONENTES

FASE (%) 100,00 g 1,00 Kg FUNÇÃO
Água Deionizada A qsp 100,00 qsp 100,00 qsp 1,00

Veículo.

EDTA Dissódico

A 0,10 0,10 g 1,00 g Quelante.

Amino Metil Propanol

A

0,04

0,04 g 0,40 g

Agente neutralizante.

Goma Xantana

A

0,10

0,10 g

1,00 g

Espessante.

Sorbitol

A 3,00 3,00 g 30,00 g Umectante.
BHT B 0,05 0,05 g 0,50 g

Antioxidante.

Álcool Cetoestearílico

B 1,00 1,00 g 10,00 g Emoliente.

Silicone DC 200/350

B

1,00

1,00 g

10,00 g

Umectante.

Óleo de Jojoba

B 1,50 1,50 g 15,00 g

Emoliente.

Óleo de Oliva

B 2,00 2,00 g 20,00 g Antioxidante.

Miristato de Isopropila

B 2,00 2,00 g 20,00 g

Emoliente.

Base Croda B 2,00 2,00 g 20,00 g

Hidratante.

Manteiga de Karité

B 2,00 2,00 g 20,00 g Hidratante.
Ureia B 3,00 3,00 g 30,00 g

Hidratante.

Monoestearato de Glicerila

B 4,00 4,00 g 40,00 g Emulsionante.
Caprilil Glicol C 0,50 0,50 g 5,00 g

Conservante.

Essência

E 0,30 0,30 g 3,00 g

Perfume.

MODO DE PREPARO:

Em um recipiente adequado aquecer a FASE A sob constante agitação a 70-75°C.

Verter a FASE B na FASE A e homogeneizar bem, mantendo a agitação e temperatura de aquecimento por 5 minutos.

Iniciar o resfriamento mantendo a agitação.

Quando a temperatura estiver abaixo de 50°C acrescentar as FASES C, D e E. Homogeneizar.

Embalar em bisnaga opaca.

MODO DE USAR:

Passe uma pequena quantidade do creme sobre as mãos e massageie delicadamente.

Veja também “COMO OS ATIVOS COSMÉTICOS PENETRAM NA NOSSO PELE?”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook e vejas novidades no nosso canal do YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.