VALIDADE DOS PRODUTOS COSMÉTICOS

O uso de produtos cosméticos vencidos é um meio propício para a proliferação de bactérias e fungos, o que pode acarretar problemas na pele, irritações desagradáveis, hipersensibilidade, reações alérgicas e a proliferação de doenças, além de não exercer as propriedades desejadas, podendo também comprometer a confiabilidade frente ao consumidor. Portanto, entenda um pouco mais sobre prazo de validade para cosméticos. Confira!

No Brasil, a obrigatoriedade da indicação do prazo de validade na embalagem dos produtos cosméticos, à vista do consumidor, está estabelecida em legislação específica, Resolução 79/00 e suas atualizações e Lei 8.078/90 – Código de Proteção e Defesa do Consumidor.  Mas, o que viria a ser prazo de validade? Veja abaixo.

 

O QUE É PRAZO DE VALIDADE?

 

Entende-se por prazo de validade como o período de vida útil, no qual o produto mantém suas características originais, em condições de qualidade, sendo um produto estável do ponto de vista físico-químico, microbiológico ou toxicológico.

Portanto, o prazo de validade pode ser estimado por meio dos Estudos de Estabilidade, e sua confirmação deve ser realizada por meio do Teste de Prateleira. Os resultados serão considerados satisfatórios quando as amostras apresentarem valor dentro da especificação estabelecida para o produto. Alguns produtos, em função do risco que podem apresentar, têm limites estabelecidos por regulamentação específica (RDC 215/05 ou atualização).

 

VALIDADE DOS PRODUTOS COSMÉTICOS

 

De maneira geral, o tempo médio de duração de alguns dos produtos cosméticos é:

 

PRODUTO

PRAZO DE VALIDADE

Produtos para cabelos

12 meses

Cremes para o rosto: hidratantes, higienizadores e demaquilantes

6 meses

Creme para os olhos

3 meses

Tônico facial

12 meses

Protetor solar

6 a 12 meses

Pó bronzeador

24 meses

Lápis de olhos, sobrancelha e lábios

12 meses

Base

6 a 18 meses

Corretivo

8 a 18 meses

Pó compacto

12 a 24 meses

Primer

6 a 12 meses

Blush em pó

18 a 24 meses

Blush em creme ou líquido

6 a 12 meses

Iluminadores

6 a 12 meses

Rímel

3 a 6 meses

Delineador

6 a 12 meses

Sombras em pó

12 a 24 meses

Batom

12 a 18 meses

Gloss

6 a 12 meses

Desodorantes

24 meses

Perfumes

2 a 5 anos

Esmalte

8 a 24 meses

Ceras depilatórias

3 anos

O prazo de validade expresso em “mês e ano” dispensa a colocação da data de fabricação; porém nos casos “Validade 2 anos” a data de fabricação deve constar no rótulo.

Veja também “COMO CORRIGIR O pH NAS FORMULAÇÕES?“.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook e vejas novidades no nosso canal do YouTube.

Comments

  1. Valeska Santos

    Óla!
    Sou Valeska, Esteticista e Cosmetóloga .
    Gostaria de compartilhar uma dúvida e se possível ter uma explicação sobre este assunto;
    No caso da fabricação de um cosmético natural, com 3 ingredientes, a data de validade será a do principio ativo de maior quantidade?

    Certa de atenção,
    agradeço!

    1. Post
      Author
      Ana Darezzo

      Olá Valeska!

      Para a fabricação de um produtos cosméticos é necessário realizar alguns testes, entre eles temos o estudo de estabilidade que ajuda a determinar o prazo de validade. Não necessariamente a data de validade será a do principio ativo de maior quantidade, mas sim da capacidade do produto em si de não sofrer alterações em determinadas condições, como temperatura, umidade, condições de armazenamento, manuseio, etc, ao longo do tempo. Por isso são realizados testes e utilizamos conservantes para aumentar a durabilidade dos produtos.

      A questão é que os conservantes naturais tem uma durabilidade e as vezes eficiência menor do que os conservantes sintéticos.Portanto, depende de alguns fatores, mas no geral, o prazo de validade condiz com o do ingrediente de ação antimicrobiana, ou seja, o conservante, neste caso o conservante natural. Por exemplo, o óleo essencial é um ingrediente natural que apresenta ação antimicrobiana, e o seu prazo de validade chega a 2 anos e assim, a adição deste ingrediente a um produto natural também elevará o seu prazo de validade dependendo da concentração utilizada. Ácido benzoico, benzoato de sódio e de potássio, e sorbato de potássio são conservantes naturais que ao serem utilizados em determinadas concentrações não afetam ou prejudicam o produto natural e auxiliam na preservação do mesmo ampliando o seu prazo de validade.

  2. Laís

    Olá, esta sua tabela com os valores gerais de validade seria muito interessante para o estudo que estou realizando. Você a retirou de algum documento específico?

    1. Post
      Author
      Ana Darezzo

      Olá Laís!

      A tabela é uma estimativa de testes realizados para estudo de estabilidade que ajuda a determinar o prazo de validade. Os testes são descritos no Guia de
      Estabilidade de Produtos Cosméticos – ANVISA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.