7 PRODUTOS ESSENCIAIS PARA CUIDAR BEM DA BARBA

O ritual de “fazer a barba” ou deixá-la crescer tem uma longa parceria com o homem ao longo da história. E, atualmente, cuidar da barba faz parte da rotina diária de muitos homens que se preocupam em estar sempre com um bom visual. Por isso, ter um kit de produtos é essencial para que você consiga se cuidar e deixar sua barba estilosa. Confira os produtos básicos que todo barbudo deve ter e quais são as funcionalidades de cada um!

Tem barba? Gostaria de ter? Conhece alguém que tenha barba?  Atualmente, as barbas estão em alta, mas nem sempre ter barba era visto como algo belo ou higiênico. Portanto, seja curioso e entenda um pouco mais sobre essa parceria histórica entre o homem e a barba.

 

O HOMEM E O RITUAL DA BARBA – PARCERIA HISTÓRICA

 

Desde a idade antiga, nas civilizações grega, romana e egípcia, os homens sempre cultivaram hábitos relacionados a vaidade e ao cuidado com a aparência. A evolução dos produtos de higiene e embelezamento da pele, pelos e cabelos se alinhou as mudanças da sociedade e do comportamento masculino ao longo da história.

O histórico dos produtos cosméticos utilizados pelos homens tem como ponto de partida o ato de se barbear. Tudo começou quando o homem de Neandertal, por volta do ano 100 000 a.C, resolveu tatuar o corpo e arrancar os pelos da face usando conchas como pinças, como sugere as pinturas nas cavernas.

As lâminas para barbear mais antigas ditam de 50 000 a.C e eram provavelmente de pederneira, pedra que poderia ser polida até formar uma extremidade afiada, que servia para raspar a pele. Outras lâminas de barbear, feitas de forma mais elaborada, surgiram por volta de 1.200 a.C, na Escandinávia, onde escavações revelaram achados arqueológicos como navalhas guardadas dentro de embalagens de couro, lâminas de bronze com cenas mitológicas e empunhaduras esculpidas em formato de cabeça de cavalo.

Durante as primeiras dinastias egípcias, aristocratas barbeavam seus rostos e raspavam suas cabeças para uma aparência limpa e asseada. Corpos e rostos lisos e depilados indicavam riqueza e poder. Na Grécia antiga, cultivar a barba era sinal de força, coragem e sabedoria. Já os romanos tinham a sua disposição criados encarregados de barbeá-los e eles também visitavam o “tonsor” (barbeiro).

A lâmina de ferro usada pelo barbeiro perdia o fio rapidamente, o que favorecia a ocorrência de cortes. O tonsor cuidava do problema aplicando sobre a face do cliente uma máscara calmante e cicatrizante, composta por unguentos e teias de aranha saturadas em óleo e vinagre.

Em 1770, surgiu a primeira navalha considerada segura, com um cabo de proteção dobrável, criado pelo francês Jean-Jacques Perret. Pouco mais de 100 anos depois, em 1895, o norte- americano King Camp Gillete, funcionário da Companhia de Selos de Baltimore, inventou o “safety razor”, ou barbeador seguro.

A ideia era criar uma lâmina de aço pequena, eficiente e descartável. O produto consistia em uma fina lâmina de aço com duas extremidades, colocada entre duas chapas e presa por um cabo em forma de “T”.  O inventor não conseguiu convencer as indústrias da época em investir na novidade, contando com a ajuda do engenheiro mecânico Willian Nickerson para produzir em escala industrial o primeiro aparelho de barbear. O produto transformou o ato de fazer barba, até então delicado e restrito as barbearias, em um hábito popular e presente no cotidiano masculino.

Muitos homens aproveitavam o banho para fazer a barba, e o sabonete feito com sebo de animal, durante muito tempo, foi utilizado como lubrificante, facilitando o deslizamento do aparelho de barbear. Com a evolução do desenvolvimento do produto, o sebo animal foi sendo substituído pelos ácidos graxos purificados e óleos vegetais e nos últimos anos, algumas empresas desenvolveram sabonetes em barra com cremosidade e emoliência adequadas a essa finalidade.

Nos anos 50, a Gillette apresentou ao mercado uma variante do sabão de barbear na forma de creme que, na realidade, não havia muitas diferenças técnicas em relação a formulação do sabão. O creme de barbear em aerossol ganhou visibilidade no mercado a partir das inovações tecnológicas nas embalagens e pelas novas embalagens de alumínio moldado, mais resistentes.

Os primeiros produtos pós-barba eram formulados com alta concentração de álcool etílico e fragrâncias refrescantes mentoladas. Esse tipo de produto, utilizado durante muito tempo por consumidores mais tradicionais, perdeu espaço para a loção cremosa pós-barba com efeito cicatrizante e calmante, formulada com extratos vegetais, componentes anti-inflamatórios e ceramidas.

Entre o final do século passado e o início deste, cresceram as opções de géis de barbear e os homens também passaram a contar com as propriedades anti-irritante, refrescante, calmante, hidratante em formulações de produtos para barbear e pós barba, além do surgimento de produtos para o cuidado da barba como shampoo, óleo de barba e cera de bigode.

 

 

7 PRODUTOS ESSENCIAIS PARA CUIDAR BEM DA BARBA

 

Até pouco tempo atrás era difícil encontrar produtos específicos para a barba ou bigode e muitas vezes era preciso importar tais produtos. Felizmente, a indústria brasileira se deu conta da nova realidade e já é bem mais fácil encontrar produtos brasileiros específicos para cuidar das barbas.

E, se você não sabe por onde começar, pode ficar tranquilo! Preparamos uma lista com os sete principais produtos para a barba a fim de te ajudar a criar uma rotina de cuidados.

Afinal, deixar de fazer a barba não quer dizer que você tem que virar um homem das cavernas e simplesmente deixar a testosterona tomar conta da sua aparência. Nada disso! Barbear-se menos não significa que você deva economizar em itens essenciais de cuidados com a barba.

Veja como será fácil cuidar da barba se tiver os itens certos:

 

1-Shampoo para Barba

Provavelmente você lava o cabelo e aproveita a espuma para lavar a barba também, certo? Bem, eles não foram elaborados para isso, portanto, chega de usar shampoo de cabelo na barba!

Seu cabelo é diferente da sua barba, sua pele facial é diferente do couro cabeludo, assim como um shampoo para cabelos é diferente de um shampoo para barba. Os dois têm a mesma função que é limpar, mas suas formulações são diferentes.

O shampoo para cabelos possui tensoativos para remover as impurezas e excesso de gordura do couro cabeludo, mas quando utilizados na barba podem remover a hidratação natural da pele, ressecar o rosto, causar descamação e deixar os pelos da barba ressecados.

Já o shampoo para barba possui formulação adequada para estar em contato com a pele do rosto, não a agredindo, ajudando a controlar a oleosidade, além de deixar a barba mais hidratada e bonita.

Seu uso é muito simples: basta aplicar o produto na barba molhada e massagear, da raiz às pontas, removendo todas as impurezas. Depois, é só enxaguar em água corrente para finalizar a limpeza.

 

Além dos shampoos de barba serem produzidos com diferentes fragrâncias, existem shampoos específicos de acordo com a cor da barba.

 

2 – Óleo para Barba

Barbas muito longas correm o risco de ficarem ressecadas, uma vez que elas se distanciam da pele, fonte da hidratação natural dos fios. Quando os fios ficam ressecados, eles ganham um aspecto quebradiço, desorganizado e de textura incômoda.

Para evitar que isso aconteça é bom utilizar o óleo para barba para deixá-los com um visual saudável e organizado, pois confere hidratação aos fios, fortalecimento, brilho e maciez, além de regular a oleosidade natural da pele.

O óleo pode ser utilizado por qualquer tamanho de barba e tipo de pele, porém, quanto mais longa for a barba mais benefícios você conseguirá aproveitar e mais rapidamente você os enxergará.

 

O óleo pode ser aplicado todos os dias diretamente na barba, que deve estar seca. Esfregue e espalhe o produto pela barba. Depois, penteie e aguarde os fios absorverem o óleo.

 

3 – Balm

O Balm tem função similar ao óleo, porém, possui acabamento fosco. Seu papel é hidratar, modelar e controlar os fios da barba, além de dar textura e mais volume, garantindo com que a barba fique sempre alinhada e no lugar.

Também evita que a pele fique irritada e ajuda a diminuir a coceira comum nos primeiros dias da barba, pois limpa e tonifica a pele. Por isso, é indicada para barbas mais curtas, ou para quando você raspa o pescoço, mas também pode ser usado em barbas mais longas.

 

Esse produto deve ser usado diariamente, aplicando uma pequena quantidade próximo à raiz da barba e espalhando muito bem em todo o fio.

 

4 -Cera de Bigode

Quando o bigode alcança certo comprimento, ele fica indomável. As ceras de bigode têm esse objetivo: domar os pelos acima da boca. Assim, este produto vai te ajudar a manter o bigode limpo, pois não irá ficar em contato com a boca.

Para usá-lo, é só pegar uma pequena quantidade de cera, esfregá-la entre os dedos para dar uma leve aquecida e aplicar no bigode. Depois pode passar um pente se for preciso.

Faça seu estilo e use uma cera de bigode.

 

5 – Modelador de Barba

O modelador de barba funciona como um finalizador para controlar melhor o volume e manter no lugar aqueles fios mais rebeldes que ficam espetados para fora.

Ele atua proporcionando ação refrescante, profunda hidratação e aparência natural à barba, protegendo e mantendo sedosos os fios de barbas longas, médias ou curtas.

Coloque um pouco de modelador na ponta dos dedos e aplique na barba, principalmente nas áreas que precisam de ter o volume mais controlado, em movimentos repetidos sempre no sentido dos fios.

 

6 – Pasta de Limpeza Esfoliante

Além de cuidar muito bem dos fios da sua barba, é preciso ter uma atenção especial à pele do rosto. Por isso, o truque é usar uma pasta de limpeza esfoliante que mantém a saúde dos fios e, consequentemente, faz com que eles fiquem mais bonitos.

Esse cuidado remove as células mortas, evita a descamação, combate pelos encravados da barba, evita cravos, espinhas e ainda desobstrui os poros, fazendo com que os fios consigam crescer mais rápido e mais fortes.

A dica é usar o esfoliante de uma a duas vezes por semana. Com a pele limpa e molhada aplique o esfoliante na região do rosto e pescoço fazendo movimentos circulares. Enxágue bem. Depois é só secar e aplicar um balm hidratante.

 

7 – Pente de Madeira para Barba

Ajustar os fios da barba não é tarefa fácil e muitas vezes a mão não é suficiente. Para isso os pentes são essenciais.

Ele ajuda a deixar os fios mais alinhados, além de diminuir as chances de embolar e ajudar a remover os fios que já estão soltos.

O ideal é que o pente seja de madeira, pois além de ser mais resistente, ele possui ação antiestática e faz com que os fios fiquem mais alinhados do que os pentes de outros materiais. Para pentear, o jeito certo é de cima para baixo, com o pente em 90°. Tenha cuidado para evitar quebrar os fios.

Depois de conhecer as características de cada um e saber o que usar em cada momento, fica fácil ter uma barba moderna, saudável e bonita, não é mesmo?

É importante lembrar que cada pessoa tem um tipo de pele e de barba, por isso é interessante testar alguns produtos até encontrar o que funcione melhor para você e para o estilo que deseja.

Veja também “COMO CUIDAR DA BARBA CORRETAMENTE”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook e vejas novidades no nosso canal do YouTube.

Comments

    1. Post
      Author
    1. Post
      Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.