COMO CUIDAR DA BARBA CORRETAMENTE

A barba, que já foi relacionada a desleixo durante boa parte do século 20, era sinal de força na antiguidade e hoje volta à cena no visual dos “Lumbersexuais”, em diferentes formas e texturas. Ao longo dos séculos e em diferentes contextos, a barba e o homem têm uma parceria histórica, podendo ser uma tendência passageira para alguns ou um estilo de vida para outros. Portanto, se você cultiva a barba ou quer deixá-la crescer, entenda melhor sobre a barba e os cuidados que deve ter para manter uma bela barba. Não Perca!

 

Lumbersexual, hipster e hippie chiq são algumas das designações relacionadas aos homens que ostentam barbas mais densas, hoje em dia. Mas, você sabe por que os homens têm barba? Como cuidar da barba corretamente? Curioso?! Continue lendo e conheça um pouco dessa trajetória.

 

POR QUE OS HOMENS TÊM BARBA?

 

Uma das características que definem o corpo masculino é a presença maior de testosterona. Esse hormônio é responsável por diversas funções, tanto no organismo dos homens como nos das mulheres, porém nas mulheres a presença da testosterona é bem mais baixa. Mas, antes de qualquer explicação, precisamos entender primeiramente o que são hormônios.

Hormônios são substâncias produzidas em áreas específicas do nosso corpo, orientadas pelo cérebro para que sejam produzidas em uma quantidade ideal para o corpo. Cada hormônio é responsável por funções biológicas que potencializam os órgãos ou processos no organismo. Por isso, não é bom tomar hormônios sem prescrição médica.

Portanto, a testosterona é o hormônio que favorece a maior parte das características masculinas. Ele ajuda a desenvolver a musculatura, as cordas vocais que deixam a voz mais grave e principalmente o crescimento de pelos no corpo inteiro.

A testosterona é produzida em duas grandes áreas: nas glândulas suprarrenais, localizadas nos rins; e nas glândulas de Leydig, no centro dos testículos. A próstata também possui um papel importante, mas não na produção de testosterona, mas na distribuição dela pelo organismo masculino. É por isso que distúrbios nessa região costumam levar a queda de cabelo e de barba em casos mais graves.

Isso significa que, quanto mais testosterona, mais os homens têm barba?

Não necessariamente, uma vez que, apesar de ter uma produção saudável de testosterona, nem todos os homens podem ter uma barba cheia e bem definida devido a sua genética natural.

Esse é um fator que não podemos mudar. Quando se fala em genética, é pura e simplesmente a combinação de cromossomos de seus pais, avós e gerações ainda mais antigas, que se combinam e, sabendo que as combinações dos cromossomos são em pares, um homem terá uma chance em quatro de desenvolver uma barba cheia. Tudo vai depender das combinações passadas dos seus parentes em gerações passadas.

E você sabe por que as mulheres não têm barba? Porque as mulheres possuem uma quantidade mínima de testosterona que é suficiente para o crescimento de pelos e cabelos. O máximo que algumas mulheres podem desenvolver é o chamado “buço”, que se assemelha a um bigode.

Outro motivo é a presença de outros hormônios que diminuem a ação da testosterona e beneficiam o próprio corpo feminino, como a progesterona que é responsável pelas funções de fecundação, e de proteção do útero quando a mulher está grávida e o estrogênio, hormônio responsável por ajudar na regulação do ciclo menstrual junto a progesterona, e desenvolver o aparelho reprodutor feminino, bem como as demais funções de crescimento e dos órgãos. Eles, combinados, reduzem a testosterona apenas ao necessário.

 

COMO CUIDAR DA BARBA CORRETAMENTE

 

Em média, a face masculina produz cerca de 25.000 pelos faciais e a cada 24 horas é adicionado meio milímetro de comprimento aos fios. A barba atua como um protetor solar natural para o rosto, absorvendo boa parte dos raios solares, deixando a pele do rosto mais conservada com o passar dos anos. Mas para tanto, é muito importante tratá-la de acordo, por isso, preparamos aqui algumas dicas de como cuidar da sua barba e deixá-la sempre limpa e com um bom aspecto. Vamos lá?

 

1-  Escolha o Formato da Barba

Escolher a barba certa para seu tipo de rosto é fundamental. Não adianta deixar a barba crescer descontroladamente até chegar no tamanho que você quer. Você não precisa necessariamente deixar ela desenhada, mais é importante delimitar onde sua barba começa e onde ela termina.

Não é bonito deixar que ela cresça e se espalhe pelo pescoço ou se emende a sobrancelha descontroladamente. Dê a ela limites e mantenha esse formato escolhido. No começo, o ideal é que você vá duas ou três vezes a um barbeiro para moldar o desenho da barba até que ele esteja do jeito que você quer.

Cuidar da barba começa em você definir aonde quer chegar com sua barba, qual tamanho ela vai ter, e ser firme e aguentar as 6 primeiras semanas!

 

2- Tenha Higiene

Assim como a pele ou o cabelo a barba grande acumula durante o dia as impurezas do meio em que você está, além disso, quando você para de fazer a barba, sua pele produz mais células mortas que ficam presas nas cerdas da sua nova barba ainda em desenvolvimento, por isso é importante cuidar da higiene da sua barba.

 Mas, se você pensa que só aquela aguinha do banho já vai deixar a barba limpa, está muito enganado. O indicado é que você lave pelo menos 2 vezes ao dia a sua barba, principalmente após as refeições. Use um shampoo adequado para barba, aplique o produto na barba e lave bem. Não use shampoo para cabelos, pois pode irritar a pele, além de deixar a barba seca e sem vida.

Lavar a barba também ajuda a combater as espinhas que podem aparecer nessa região. Outro fator importante é que a barba está próxima a boca, então é bom deixá-la sempre bem limpa, com cheiro fresco e agradável.

 

3-Evite Coçar

Assim que a sua barba começar a crescer, pode ser que ela comece a coçar. Resista à tentação! As unhas podem até aliviar a sensação de coceira, porém podem ocasionar pelos encravados que, além de incomodar, atrapalham o crescimento dos fios. Usar produtos pré e pós-barba pode te proporcionar uma sensação de conforto por mais tempo, evitando esse incômodo.

 

4 – Não Deixe o Bigode Cobrir a sua Boca

Apesar de ser necessário um cuidado especial com toda a barba, o bigode necessita de uma atenção especial. Devido a sua posição, ele fica muito perto da boca e, por isso, é a região que mais acumula sujeira durante o dia todo.

Portanto, fique atento para não deixar os fios caídos sobre a boca. Para isso não acontecer, basta aparar o bigode regularmente, o melhor é pentear o bigode sempre para baixo e aparar na linha do lábio superior com uma tesourinha. Para aqueles que usam um visual mais moderno e ostentam um belo bigode longo, o ideal é usar as pomadas modeladoras para bigodes.

 

5- Mantenha a Barba Aparada

Para manter sua barba nas melhores condições é preciso aparar frequentemente os pelos. Nem todos os fios crescem na mesma velocidade nem no mesmo sentido. Dessa forma, é de extrema importância sempre aparar a barba a partir das orelhas para baixo, na direção do seu pescoço, a fim de manter um bom nível e até mesmo comprimento dos fios por toda região.

As barbas curtas devem ser aparadas a cada duas semanas, mais ou menos, enquanto as longas podem ficar mais tempo sem esse corte, de três semanas a um mês.

 

6- Esfolie a Pele

Esfoliar a pele é um importante cuidado para quem deseja ter uma barba grande, isso ajuda a manter os poros limpos e sem cravos, dessa maneira os pelos da barba podem nascer de forma mais fácil e saudável. Você pode esfoliar sua pele com produtos específicos uma vez por semana, e logo perceberá como a pele ficará mais saudável.

Siga estes passos simples diariamente e se pareça mais como um homem do que com o Chewbacca!

 

Veja também “NA ONDA DOS CACHOS – ENFRENTANDO A TRANSIÇÃO CAPILAR”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook e vejas novidades no nosso canal do YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.