CAUSAS DA PELE SECA E O BODY MILK – LEITE PARA CORPO HIDRATANTE

O Leite para Corpo é rico em substâncias nutritivas que hidrata e nutre profundamente a pele. Além de melhorar a elasticidade e a sensação de firmeza deixando a pele macia e protegida contra as agressões externas do dia a dia. Por isso, hoje vamos falar sobre as causas da pele seca e os benefícios do Leite para Corpo Hidratante para a pele. Confira!

 

CAUSAS DA PELE SECA E ÁSPERA NO CORPO

 

A pele não pode estar nem muito e nem pouco oleosa, ela precisar estar hidratada na medida certa para sempre ter brilho e maciez. Porém, ter uma pele ressecada é muito mais comum do que imaginamos.

E na grande maioria das vezes a causa de ressecamento da pele está ligada ao lugar em que vivemos e a nossa rotina. Uma pele seca, áspera e rachada pode ser causada desde por cuidados inadequados com apele, fatores ambientais, a problemas de saúde.

Qualquer um dos fatores é influenciado por fatores internos ou externos. Entenda melhor sobre cada um deles abaixo:

 

 FATORES EXTERNOS

 

Uma das razões da pele não conseguir manter a água, perdendo-a para o meio é devido alguns fatores externos, tais como:

Ambientais: Vento, sol, frio intenso e principalmente o ar seco, favorecendo a evaporação da água através da pele e consequentemente diminuindo o seu grau de hidratação.

Condições climáticas agressivas: O ar quente, frio e seco alteram a  barreira da superfície da pele. Outro fator é a luz solar ultravioleta (UV) que pode aumentar a taxa de envelhecimento da pele, tornando-a mais suscetível ao ressecamento causado pela idade.

Mudanças de estações: A pele fica mais seca durante o inverno, quando os níveis de umidade e a temperatura caem, mas também os sintomas da pele seca podem piorar no verão, uma vez que a temperatura aumenta, porém a umidade do ar diminui.

Cuidados inapropriados com a pele: O uso inadequado de produts para os cuidados da pele ou banhos e duchas longos e quentes removem os lipídios que compõem a barreira da pele.

Banhos muito quentes: Tomar banho com a água em temperatura acima de 36°C facilita a remoção da camada de gordura da pele, principalmente associado ao uso de sabonetes. Banhos e duchas não devem ser quentes ou longos demais.

Não usar hidratante de maneira correta: O hidratante deve ser usado logo após o banho, nos três primeiros minutos, pois a barreira da pele fica mais móvel e maleável depois do banho, facilitando a penetração do hidratante.

Usar sabonetes agressivos para a pele: Os sabonetes têm como principal função desengordurar a pele e o uso de sabonetes com detergentes agressivos contribuem para o ressecamento da pele, uma vez que retiram a camada de gordura que protege e participa da hidratação da pele, provocando uma pele seca, áspera e rachada.

O ideal é usar sabonete apenas nas axilas, nádegas e área genital. Porém, se quiser utilizar sabonete no corpo inteiro é aconselhável o uso de sabonete líquido, pois tende a ser mais delicado e com pH mais equilibrado, ou sabonetes que contenham no rótulo a palavra ‘hidratante’.

Lavar com frequência também é um fator que leva a uma pele seca, áspera e rachada, pois isso faz com que os lipídios naturais da pele e fatores hidratantes naturais sejam removidos, reduzindo a capacidade da pele de reter umidade.

Medicamentos: A pele seca também pode ser um efeito colateral de alguns medicamentos, apesar de não ser frequente.  

Os diuréticos, usados no tratamento da hipertensão, além de alguns antibióticos e medicamentos para acne, funcionam aumentando a taxa de evaporação da água do corpo, o que contribui para diminuição da oleosidade da pele.

 

INTERNOS

 

Uma das principais razões para o ressecamento da pele é a pouca ingestão de água, que se torna insuficiente e não consegue chegar até a pele. Outros fatores internos também contribuem para o ressecamento da pele, tais como:

Influência genética: Embora uma pessoa possa não ter o mesmo tipo de pele dos seus pais, os tipos de pele são herdados e o equilíbrio de hidratação da pele é influenciado pela genética. Assim, algumas pessoas têm pele oleosa e outras pele seca.

Influências hormonais: Alterações dos níveis de hormônios, principalmente do estrogênio e da testosterona, podem influenciar a hidratação da pele. É bem comum na menopausa ou durante a gravidez.

Idade: Pessoas na melhor idade têm uma tendência muito maior a ter pele ressecada. Isso acontece devido à diminuição do manto hidro lipídico, reduzindo a produção de óleos e lubrificantes naturais da pele que diminuem naturalmente com a idade.

Doenças: Diabetes, hipotireoidismo, má nutrição e psoríase (descamação e ressecamento excessivo da pele) podem prejudicar a saúde da pele. O primeiro passo é tratar e controlar o problema. Depois utilize hidratantes com alto poder de emoliência e/ou com produtos específicos para o tipo de dermatose.

 

BODY MILK – LEITE PARA CORPO HIDRATANTE

 

O Leite para o Corporal Hidratante nutre profundamente a pele seca, melhorando gradualmente a pele, deixando-a macia e suave por mais tempo.

Pode ser usado em todo tipo de pele, deixando-a protegida, hidratada e visivelmente mais bela.

Contém ingredientes ativos que estimulam a umidade natural da pele, fortalecendo sua proteção natural. O poder dos minerais naturais e das funções emolientes do Extrato Glicólico de Açaí e do Óleo de Castanhas do Pará ativa as funções hidratantes da pele seca e extra-seca, deixando-a mais macia e menos áspera.

Portanto, aprenda como fazer Leite para o Corpo Hidratante. Confira!

 

FORMULAÇÃO:

QUANTIDADE

COMPONENTES

FASE (%)

100,00 g

1,00 Kg

FUNÇÃO

Água Deionizada

A qsp 100,00 qsp 100,00 qsp 1,00 Veículo.
EDTA Dissódico A 0,10 0,10 g 1,00 g

Quelante.

Incroquat

A 2,00 2,00 g 20,00 g Agente condicionador.
Álcool Cetoestearílico B 0,80

0,80 g

8,00 g

Emoliente, emulsificante, espessante, estabilizante.

Álcool Cetoestearílico Etoxilado 20 EO

B 0,20 0,20 g 2,00 g Emulsionante.
Palmitato de Isopropila B 0,50 0,50 g 5,00 g

Emoliente.

Triglicerídios Capril/caprílico

B 1,00 1,00 g 10,00 g Solvente; agente espalhante.
Silicone DC 556 B 0,50 0,50 g 5,00 g

Emoliente não oleoso.

Caprilil Glicol

C 0,50 0,50 g 5,00 g Conservante.
Extrato Glicólico Açaí C 1,00 1,00 g 10,00 g

Hidratante, emoliente.

Óleo Castanha do Pará

C 1,00 1,00 g 10,00 g Nutritivo, hidratante.
Álcool de Cereais C 8,00 8,00 g 80,00 g

Solvente.

Lanolina Etoxilada 50%

C 0,50 0,50 g 5,00 g Condicionante.
Silicone DC 245 D 0,50 0,50 g 5,00 g

Fluido base.

Corante

D qs qs qs Agente de cor.
Essência D 0,50 0,50 g 5,00 g

Perfume.

MODO DE PREPARO:

Em um recipiente adequado adicionar água destilada e em seguida, verter os outros componentes da FASE A. Aquecer a 75 – 80°C.

Em outro recipiente adicionar a FASE B. Aquecer a 75 – 80°C. Verter a FASE A na FASE B lentamente sob agitação e homogeneizar.

Abaixo de 45°C adicionar sob agitação a FASE C, previamente misturada. Mexer até atingir temperatura ambiente.

Por fim, verter a FASE D na mistura, na ordem indicada.

Se necessário, ajustar o pH para 5,5 – 6,5.

Veja como ajustar o pH em COMO CORRIGIR O pH DAS FORMULAÇÕES?

MODO DE USAR:

leite corporal hidratante pode ser usado com ou sem enxágue.

Caso o produto seja usado com enxague, deve ser usado durante o banho após utilizar seu sabonete habitual. Espalhar massageando sobre o corpo. Não usar no rosto.

Para utilizar sem enxague, aplique diretamente na pele seca ou úmida. Não usar no rosto.

Veja também “COSMÉTICOS INFANTIS: O QUE OS PAIS DEVEM SABER?“.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook e vejas novidades no nosso canal do YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.