COSMÉTICOS ANTIPOLUIÇÃO: CONHECE?

É comprovado que 90% da população mundial vive em cidades onde a qualidade do ar é considerada má ou péssima. Isso não é uma novidade. Mas, você sabia que o material particulado fino advindo da poluição é muito prejudicial a pele e aos cabelos? Quedas dos fios, dermatite, manchas na pele, linhas de expressões, rugas, falta de viço e inflamações são apenas alguns dos danos causados pela poluição.  Portanto, entenda mais sobre os perigos da poluição e a nova tendência dos cosméticos antipoluição. Confira!

 

Além da poluição gasosa, do material particulado fino, a influência de gases tóxicos no ar como os do fumo (nicotina) ou outros elementos nocivos a saúde, somado a fatores com má alimentação e estresse ao longo do tempo, impactam a pele e os cabelos de forma negativa, com diferentes resposta biológicas.

Ou seja, esses poluente entram na corrente sanguínea, na pele ou no folículo capilar causando algum tipo de estresse prejudicial, ocasionando reações adversas em cada indivíduo.  Quais são os danos causados? Veja abaixo.

 

COMO A POLUIÇÃO PREJUDICA OS CABELOS?

 

As toxinas encontradas no ar poluído e na fumaça do cigarro podem fazer com que o cabelo pare de crescer ao bloquear as proteínas que produzem os fios.

Quanto a calvície, sabe-se que é hereditária, porém os fatores ambientais podem acentuar a queda ao prejudicar o processo de crescimento dos fios, através do acúmulo de radicais livres, danificando as células e interferindo na capacidade do cabelo de construir a fibra capilar.

A boa notícia é que sabendo desses fatores, acredita-se que aumentou as esperanças de novos tratamentos para a calvície, que podem incluir o desenvolvimento de cremes para atuar localmente no combate aos efeitos dos poluentes.

Além desses danos internos nos fios capilares, também temos os efeitos externos da poluição. O material particulado fino suspenso no ar possui uma capacidade muito grande de aderência e entra em contato direto com as cutículas dos fios, alterando o brilho e a penteabilidade.

Outro agravante é o excesso de oleosidade que acaba aparecendo pelo estímulo de alguns gases poluentes, levando a uma maior sujidade a diminuição do brilho, além de uma aparência de menor volume.

 

COMO A POLUIÇÃO PREJUDICA A PELE?

 

A poluição libera metais tóxicos como o mercúrio e o chumbo, e a exposição diária a esses agentes poluentes estimula a inflamação da pele, que diminui a síntese de colágeno. Consequentemente, isso desencadeia um processo de envelhecimento precoce, com a degradação do colágeno e da elastina, através de um processo de ruptura e destruição das fibras elásticas e colágeno.

O material partícula fino é um dos poluentes mais agressivos para a pele. É 100 vezes menor do que um fio de cabelo e se depositam na pele, causando danos a barreira cutânea, formando radicais livres e envelhecimento celular.

A ação conjunta dos raios ultravioletas e dos poluentes potencializa os danos a pele, podendo até mesmo, através da ação dos gases nocivos da poluição do ar com a ação simultânea dos raios UVA, iniciar um câncer de pele, por exemplo.

 

COMO PREVENIR A AÇÃO DA POLUIÇÃO NOS CABELOS E NA PELE?

 

Bem, se mudar de cidade e morar no campo não parece uma boa opção no momento, então temos que enfrentar a poluição da melhor maneira possível, através da prevenção e da correção dos danos, para que eles não sejam acumulativos e levem a uma situação sem volta.

 

*Cabelos

Para manter os cabelos sempre limpos o segredo é lavá-los adequadamente, com produtos indicados para cada tipo de cabelo, com técnica correta e, eventualmente, com a ajuda de produtos especialmente desenvolvidos para isso com a intenção de não apenas limpar os fios, mas eliminar todos os vestígios da poluição.  Veja como lavar os cabelos corretamente.

Alguns truques simples também podem ajudar, como escovar bem os cabelos antes de lavar, pois isso irá eliminar grande parte das partículas e sujidade ambientais maiores. Depois, molhar os cabelos com água a uma temperatura de 22-24°C e aplicar o shampoo, fora da ação da água, massageando com a polpa dos dedos, em movimentos circulares, por aproximadamente 3 minutos.

Em seguida, enxaguar com água corrente, de cima para baixo, sem esfregar os fios ou o couro cabeludo, diminuindo a temperatura até a ambiente, para melhorar a penteabilidade e o brilho. Para finalizar, pentear os fios com pentes de madeira ou osso.

 

*Pele

Utilizar produtos de limpeza, tonificação, hidratação devem ser utilizados diariamente, de manhã e a noite, conforme orientação dermatológica.

A pele é o maior órgão do corpo e é responsável por nos proteger do ambiente externo, o que acaba expondo-a diariamente a agentes agressores e tornando-a depósito de muita sujidade, por isso a importância de produtos diários.

Todos esses cosméticos citados acima podem contar com ativos antipoluição. Normalmente, os cosméticos que formam barreira de proteção devem ser usados de manhã e os reparadores do dano ambiental a noite.

 

COSMÉTICOS ANTIPOLUIÇÃO: CONHECE?

 

Com as informações cada vez mais difundidas sobre as impurezas e os compostos químicos presentes no ar, cresce o investimento, desenvolvimento e a oferta de produtos para o cuidado pessoal formulados com ingredientes antipoluição e de produtos desenvolvidos especificamente para essa finalidade.

Mais do que uma tendência de mercado, os cosméticos antipoluição são conhecidos internacionalmente como city defenders por protegerem contra os três principais tipos de poluição: a poluição eletromagnética, causada pelos equipamentos eletrônicos; a atmosfera e a poluição doméstica, decorrente de partículas adquiridas em ambientes internos, liberadas pelo ar condicionado e sistemas de aquecimento, além de agressores contidos em produtos químicos de limpeza, que danificam a barreira natural da pele e cabelos.

Podem ser apresentados em cremes, séruns e fotoprotetores, nas mais variadas texturas, formando um escudo contra a poluição ou fazendo o reparo da pele ou cabelo  agredido.

O mecanismo básico e principal no desenvolvimento de cosméticos antipoluição é o uso de substâncias antioxidante, para prevenir e minimizar os efeitos oxidativos. Os principais ingredientes presentes neste tipo de produtos são: vitaminas C e E, betacaroteno, tesveratrol, melatonina, ácido ferúlico, chá verde, selênio, coenzima Q10, ácido alfa lipóico, licopeno, chá branco, hibisco e extratos naturais como os de cacau, alecrim, cúrcuma, açafrão, uva, romã e soja, além de extratos de algas e flores.

Os cosméticos antipoluição podem ter mecanismos de atuação diferenciados, como a criação de um escudo biomimético ou um filme de proteção sobre a pele e cabelos. Como possuem ingredientes com ação anti – radicais livres e que aumentam a defesa antioxidante natural da pele, é possível atuar revertendo os danos dos micropoluentes, hidratando a pele e promovendo a produção de colágeno, além de melhorar o brilho e crescimento dos cabelos.

Veja alguns produtos lançados no mercado com essa inovação tecnológica:

 

1 – Filtro Solar Fluid FPS 40 e Filtro Solar FPS 30 – Adcos

Com textura adequada para pele oleosa, mantém a oleosidade controlada por até 8 horas após a aplicação, evitando a adesão das partículas de poluição. Além de controlar a oleosidade também possuem antioxidantes na sua formulação.

 

2 – Aquaface Emulsão de Limpeza – Extratos da Terra

Formulado com um complexo de óleos vegetais ricos em ômega 3,6 e 9, que auxiliam na eliminação de sujidades e protegem a pele dos radicais livres causados pelos agentes poluentes, como metais pesados e fumaça de cigarro. O produto também melhora a elasticidade e hidratação da pele sem deixar resíduos oleosos.

 

3- Intensive Complex Vita C – Vita Derm

Com função hidratante, antioxidante e dermoprotetora. Auxilia na redução de manchas e no clareamento da pele, além de incentivar a produção de colágeno, devolvendo a elasticidade e vitalidade a pele.

 

Veja também “VOCÊ SABE O QUE TEM NOS ESMALTES?”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook e vejas novidades no nosso canal do YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.