DICAS PARA LAVAR OS CABELOS CORRETAMENTE

Lavar os cabelos e mantê-los limpos é algo tão comum e corriqueiro que aparenta ser uma tarefa muito simples. Mas, você sabe como fazer isso do jeito certo? Saber como lavar os cabelos corretamente é fundamental para não danificá-los durante a limpeza. Por isso, hoje separamos algumas dicas para deixar os fios mais fortes, bonitos e saudáveis durante a lavagem. Não Perca!



Na realidade não existe uma maneira certa ou errada de lavar os cabelos, mas é fato que manter os cabelos limpos é essencial para que eles fiquem bonitos, brilhantes e saudáveis. E alguns cuidados devem ser tomados, bem como atentar a alguns fatores que fazem a diferença como a temperatura da água, a ordem e quantidade correta de aplicação dos produtos. Veja as dicas abaixo para lavar os cabelos corretamente e deixar os fios bem tratados.

 

 

DICAS PARA LAVAR OS CABELOS CORRETAMENTE

 

1. Temperatura da Água: Há tempos ouvimos falar que a água quente danifica os fios, deixa os cabelos ressecados, com frizz e sem brilho. E está correto, mas também não devemos lavar os fios somente com água fria, pois a água fria não irá conseguir retirar o excesso de oleosidade e sujeiras do cabelo.

Por isso, o recomendado é utilizar água morna, mais próxima da temperatura do corpo e do fio capilar, para facilitar a retirada da oleosidade e deixar o fio mais limpinho, sem ressecar ou danificar. Se o cabelo for oleoso, irá reduzir o nível de gordura. Se for seco, irá desidratar menos.

Para deixar o cabelo com mais brilho, faça apenas o último enxague com água fria, depois do cabelo totalmente limpo. Dessa forma, a água fria ajudará a fechar as escamas do fio, preservando a hidratação e aumentando o brilho.

 

2. Xampu (Shampoo): Tem a função de desengordurar o couro cabeludo e limpar os fios, sendo o primeiro passo na lavagem.

O shampoo deve ser colocado na palma da mão e aplicado no couro cabeludo já úmido, massageando com as pontas dos dedos, nuca as unhas, pois elas contribuem para a disseminação de fungos e bactérias no couro cabeludo. Evite esfregar o cabelo durante a lavagem! Enxágue bem até retirar totalmente o produto dos fios.

É necessário saber exatamente quais são as características de cada fio para que se consiga efetuar uma limpeza apropriada. Nem sempre é necessário aplicar o shampoo duas vezes para a limpeza total dos fios.

Isso dependerá da frequência que você lava os cabelos, se lavar todos os dias, ou dia sim, dia não e os fios não forem muito oleosos, pode aplicar o shampoo apenas uma vez. Porém, se o cabelo for extremamente oleoso ou você ficar mais de dois dias sem lavar, o ideal é aplicar o shampoo duas vezes para limpar bem.

A quantidade correta de shampoo que deve ser utilizado durante a lavagem pode ser aproximadamente:

Cabelos longos e/ou volumosos: dois pumps de shampoo para cada lavagem.

Cabelos médios: um pump para cada lavagem.

Cabelos curtos: um pump para cada lavagem.

O importante é ficar atento para não colocar muito produto no cabelo, pois ao invés de deixa-lo mais limpo irá causar acúmulo de produto e deixar seu cabelo pesado, cheio de resíduos e sem vida.

 

3. Máscara de Tratamento: A máscara nutre, hidrata e repõe as proteínas que os fios perderam. Após enxaguar bem o shampoo, retire o excesso de água do cabelo com uma toalha, sem esfregar, apertando suavemente os fios. Em seguida, desembarace os fios com um pente largo e aplique a máscara de tratamento, de uma a duas vezes por semana, deixando agir por 5 minutos e enxaguar bem.

Evite colocar as mãos para retirar o produto do pote e aplica-lo, de preferência, utilize um pincel de coloração bem limpo. Caso não seja possível, use uma colher ou espátula para retirar o produto e aplique com as mãos bem limpas. Dessa forma, você irá evitar que sua máscara seja contaminada por bactérias ou altere seu pH e fórmula.

 

4. Condicionador: Sela as escamas do cabelo, preservando as proteínas e o tratamento nos fios, finalizando o processo de lavagem.

O condicionador não deve ser aplicado na raiz, ou seja, na superfície do couro cabeludo, pois o contato do condicionador com o couro cabeludo aumenta a oleosidade e aglutinação dos fios. Além de que, sua função é desembaraçar os fios, logo o condicionador deve ser usado apenas nas partes mais embaraçadas do cabelo.

Também não deve ser deixado no cabelo ou aplicado em quantidades excessivas, pois pode causar coceiras e mau cheiro, além de ocasionar a ampliação da obstrução das glândulas sebáceas, o que poderá proporcionar maior crescimento de fungos no couro cabeludo, possivelmente culminando na dermatite seborreica, que é a caspa.

Aplique o condicionador somente no comprimento, nuca na raiz e faça movimentos de cima para baixo com as pontas dos dedos, espalhando o produto. Deixe agir pelo tempo indicado pelo fabricante do produto. Em seguida enxague bem sem deixar nenhum resíduo.

Retire a umidade dos fios, sem danificá-los, apertando-os contra a toalha. Torcer ou esfregar os cabelos para retirar o excesso de água pode ocasionar quebras nos fios.

Depois penteie suavemente com uma escova ou pente de cerdas largas. Se possível deixe secar ao natural, caso contrário utilize um secador de cabelos, desde que não ultrapasse os 80ºC e esteja a uma distância de pelo menos 20 cm da saída do ar.

 

SHAMPOO VITAMINAS & PROTEÍNAS

 

O shampoo vitaminas e proteínas ajuda a selar os fios, reconstruir as fibras capilares, hidratar e fortalecer os cabelos.

 

FORMULAÇÃO:

QUANTIDADE

COMPONENTES

FASE

(%)

100,00 g

1,00 Kg

FUNÇÃO

Água Destilada

A

qsp 100,00

qsp 100,00

qsp 1,00

Veículo.

EDTA Dissódico

A

0,20

0,20 g

2,00 g

Quelante.

Ácido Cítrico

A

0,10

0,10 g

1,00 g

Acidificante.

Lauril Éter Sulfosuccinato de Sódio

A

29,00

5,00 g

50 g

Tensoativo.

Plantarem 1200

A

4,00

1,50 g

15,00 g

Co-surfactante.

Anfótero Betaínico

A

2,00

2,00 g

20,00 g

Agente antiestético, condicionante, espessante.

Amida 90

A

2,00

2,00 g

20,00 g

Emulsificante, espessante, estabilizante.

Base Perolada

B

2,00

2,00 g

20,00 g

Agente perolizante.

Propilenoglicol

B

2,00

2,00 g

20,00 g

Umectante.

Creatina

B

0,50

0,50 g

5,00 g

Hidratante, restaurador

Queratina Hidrolisada

B

1,00

1,00 g

10,00g

Condicionante.

Colágeno Hidrolisado

B

0,50

0,50 g

5,00 g

Hidratante.

Proteína Hidrolisada da Seda

B

1,00

1,00 g

10,00g

Hidratante.

d-pantenol

B

1,00

1,00 g

10,00g

Restaurador Capilar.

Acetato de Tocoferol (Vitamina E)

B

0,50

0,50 g

5,00 g

Antioxidante.

Poliquatérnio 7

B

0,50

0,50 g

5,00 g

Antiestático, desembaraçante.

Koralone LA

C

0,05

0,05 g

0,50 g

Conservante.

Essência

C

0,40

0,40 g

4,00 g

Perfume.

Cloreto de Sódio

D

qs

qs

qs

Espessante.

MODO DE PREPARO:

Em um recipiente adequado adicionar água destilada, em temperatura ambiente, e dissolver, na ordem indicada, os outros componentes da FASE A, com agitação. Homogeneizar por 15 minutos. Retirar a espuma com álcool, pois a espuma pode incorporar a viscosidade do shampoo.

Em um recipiente separado, preparar a FASE B com agitação para melhor solubilização dos componentes. Diluir previamente o Poliquatérnio 7 em água destilada. Homogeneizar.

Verter a FASES B na FASE A sobre agitação vigorosa, até completa homogeneização.

Adicionar os componentes da FASE C na mistura e homogeneizar por 10 minutos. Completar para 100% com água deionizada a temperatura ambiente. Homogeneizar.

Se necessário, ajustar a viscosidade com a FASE D, dissolvido em água. Adicionar aos poucos.

pH 6,0 – 6,5. Caso necessário, ajustar o pH com ácido cítrico dissolvido em água, em temperatura ambiente, misturar durante 10 minutos. Adicionar aos poucos.

Esperar o total desaparecimento da espuma e embalar.

 

MODO DE USAR:

Aplicar sobre o cabelo úmido, massagear delicadamente. Enxaguar e repetir se necessário.

Pronto! Agora você já pode aproveitar todas as dicas para deixar seus cabelos limpos e saudáveis.

Veja também “SINAIS QUE A PELE ESTÁ SECA E ÁSPERA“.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook e vejas novidades no nosso canal do YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.