SINAIS QUE A PELE ESTÁ SECA E ÁSPERA

A pele é responsável por manter uma barreira natural entre o corpo e o meio ambiente, evitando a perda de umidade e mantendo a pele hidratada. Mas, mesmo com essa barreira natural a pele pode ficar desidratada. Portanto, veja os principais sinais que a pele está ressecada e áspera, e assim, evite maiores problemas. Confira!

A pele seca fica mais áspera e rachada quando o ressecamento atinge as suas camadas mais profundas, tornando-a mais sensível. E apesar do que a maioria das pessoas pensam, os sinais de uma pele ressecada vão muito além do aspecto craquelado e tornar os índices de envelhecimento mais evidentes.

Continue lendo e vejas os sinais para saber se sua pele está sofrendo com o ressecamento.

 

SINAIS QUE A PELE ESTÁ SECA E ÁSPERA

Os primeiros sinais de ressecamento da pele não causa grande desconforto e, por isso, muitas vezes ignoramos e não tratamos de modo adequado, o que pode causar uma piora, agravando o quadro clinico.

Principais sinais que a pele está seca e áspera:

A pele fica esbranquiçada e sem brilho. Apresenta uma sensação de estiramento, podendo ter um maior ou menor grau de aspereza.

Rugas e linhas finas se tornam mais evidentes. A pele quando está muito seca fica bastante tensionada, muito áspera, escamosa, rachada e apresenta coceira.

Pode apresentar descamação e sinais de inflamação.

A pele se torna cada vez mais enrugada. Ressecamento excessivo faz com que a pele encolha e fique frágil, levando a rachaduras, principalmente em áreas que são flexionadas durante o movimento, como a planta dos pés ao caminhar.

Dessa forma, os principais sintomas da pele seca e áspera, são:

 

1. Estiramento extremo;

2. Aspereza intensa;

3. Rachaduras ou fissuras na pele;

4. Coceira intensa.

 

ÁREAS DO CORPO QUE FICAM MAIS SECAS E ÁSPERAS

 

A pele seca pode aparecer em qualquer parte do corpo, de forma gradual e progressiva, mas você já reparou que certas partes do corpo tendem a ficar mais secas e rachadas?

Veja as principais áreas do corpo que são mais propensas a ficarem ressecadas, ásperas e rachadas:

 

Mãos: A pele das mãos sofre agressões externas diariamente. Contato com detergente, produtos de limpeza, lavagem frequente, vento, radiação solar, entre outros fatores que podem deixar a pele da mão ressecada. Ao ressecar, a pele da mão geralmente apresenta fissuras ao redor das articulações dos dedos, pois a pele está tensionada e pode quebrar facilmente quando esticada.

 

Pés: As solas dos pés tendem a ficar secas e rachadas, porém a região do calcanhar é a que mais ficam áspera e rachada com frequência, gerando um desconforto e em casos mais graves podem ficar doloridos e inflamados. Nessa região, a pele precisa ser mais espessa para suportar a pressão e o estresse do movimento ao caminhar e corre.

 

Lábios: Também são propensos ao ressecamento devido as agressões externas do dia a dia, como vento, radiação solar, mudança de clima, entre outros fatores e especialmente em pacientes com acne sob medicação oral, pois tendem a rachar, gerando bastante desconforto e dor.

 

HIDRATANTE LABIAL CHOCOLATE

Muitas pessoas sofrem com rachaduras nos lábios que são causadas pela falta de hidratação. E nada melhor para o fim dos lábios ressecados do que um hidratante labial, ainda mais quando associado com o alto poder hidratante do chocolate, para proteger os lábios de ressecamentos provocados pelo frio, vento, calor, comidas salgadas e algumas bactérias.

Portanto, aprenda como fazer Hidratante Labial Chocolate e hidrate seus lábios.

FORMULAÇÃO:

QUANTIDADE

COMPONENTES

FASE

(%)

100,00 g

1,00 Kg

FUNÇÃO

Cera Abelha

A

15,00

15,00 g

150,00 g

Emoliente.

Manteiga Karité

A

10,00

10,00 g

100,00 g

Emoliente, filtro solar natural, antioxidante.

Manteiga Cacau

A

20,00

20,00 g

200,00 g

Emoliente, hidratante, antioxidante.

Óleo Amêndoas Doce

A

qsp 100,00

qsp 100,00

qsp 1,00

Veículo

BHT

A

0,05

0,05 g

0,50 g

Antioxidante.

Extrato Glicólico Cacau

B

5,00

5,00 g

50,00 g

Hidratante, emoliente

Extrato Glicólico Mel

B

5,00

5,00 g

50,00 g

Emoliente, hidratante.

Acetato de Tocoferol (Vitamina E)

B

0,50

0,50 g

5,00g

Umectante, antioxidante.

Essência Chocolate

B

0,50

0,50 g

5,00 g

Perfume

MODO DE PREPARO:

Em um recipiente adequado adicionar a FASE A e aquecer A 60 – 65°C até completa fusão dos componentes sólidos.

Por volta de 45°C, adicionar a FASE B na FASE A e homogeneizar.

Colocar em formas para batom.

OBS: Utilizar panelas esmaltadas para aquecer os componentes sólidos.

MODO DE USAR: 

Aplicar o hidratante labial 15 minutos antes de se expor aos fatores extremos do tempo e reaplicar a cada 1 hora ou sempre que for necessário. Quando houver a exposição solar use protetores solar com filtro solar.

Veja também “MANTEIGA CORPORAL – HIDRATAÇÃO INTENSA”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook e vejas novidades no nosso canal do YouTube.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.