POR QUE É IMPORTANTE HIDRATAR OS CABELOS?

Quem nunca ouviu que deve hidratar e manter os cabelos hidratados? Mas, você sabe o porquê é importante hidratar os cabelos? Cuidar dos cabelos não se resume apenas a lavá-lo com frequência, com xampu e condicionar, e penteá-lo com creme. Portanto, continue lendo para saber por que é importante hidratar os cabelos e algumas dicas de hidratação. Não perca!

A hidratação dos fios capilares é tão importante quanto à hidratação da pele, veja abaixo o motivo:

 

POR QUE É IMPORTANTE HIDRATAR OS CABELOS?

 

Devido aos danos causados por alguns fatores como a poluição do ar, o vento, tinturas, químicas, escovas e chapinhas, água muito quente, cloro de piscinas e sal da agua do mar. Com isso os fios capilares acabam ficando ressecados, sem brilho, sem balanço e sem vida.

Além de ser a moldura do nosso rosto, o cabelo tem como função de proteger o couro cabeludo contra os raios ultravioletas e abrasão mecânica, funcionando como um “escudo”.

Porém, por estar sempre exposto é mais suscetível à desidratação e todos esses fatores acabam abrindo as escamas da cutícula capilar, tornando os fios opacos, ressecados e que facilmente se quebram.

Para reverter essa situação o mais comum é recorrer à hidratação, pois ela repõe a água nos fios, trazendo de volta importantes nutrientes que deixam os cabelos macios, brilhantes, flexíveis e sedosos, reduz o frizz, além de auxiliar no seu crescimento. Apenas quando os fios estão hidratados e bem cuidados que o cabelo fica com um aspecto mais bonito e com os fios controlados.

Em cabelos afros, cacheados e quimicamente tratados é ainda mais relevante a hidratação, pois devido a sua textura mais frágil e ressecada do que outros tipos de cabelo, a hidratação é a única maneira de mantê-lo sadio e com o crescimento adequado.

Por essas e outras é preciso apostar na hidratação.

 

DICAS PARA MANTER OS CABELOS HIDRATADOS

 

1 – Hidratar com Proteínas e Queratinas: Além de hidratar com cremes, usar algumas proteínas e queratinas ajudam a manter o cabelo ainda mais hidratado e bem cuidado.

 

2 – Manter uma Frequência de Hidratação: De nada adianta hidratar o cabelo uma vez por anos ou só quando lembrar. É necessário que haja certa periodicidade e regularidade para obter os efeitos desejados e usufruir ao máximo desses benefícios. Agora você deve estar se perguntando de quanto em quanto tempo deve hidratar o cabelo, não é mesmo?

Cada pessoa possui uma textura capilar e necessidades específicas, portanto a frequência de hidratação é relativa e varia de pessoa para pessoa. Normalmente, cabelos ressecados ou danificados por processos químicos devem hidratar as madeixas semanalmente. Essa regularidade é essencial para fortalecer e proteger os fios, além de repor a umidade perdida, restaurar o brilho e propiciar a nutrição dos cabelos quimicamente tratados.

Já fios oleosos deve hidratar o cabelo a cada 15 dias, no máximo 20. Nesse caso, a hidratação semanal não é indicada, pois pode aumentar a produção de sebo.

 

3 – Lavar o Cabelo ao Menos Uma Vez Por Semana: Cuidado para não lavar muito ou lavar pouco as madeixas, mas não deixe de lavar os cabelos ao menos uma vez por semana, pois ao lavá-los as moléculas de água penetram no fio deixando-o mais macio e elástico.

 

4 – Evitar Erros na Lavagem: Os cuidados para fazer a hidratação durar mais tempo no cabelo começa desde a hora da lavagem. E evitar alguns erros é fundamental. Veja como lavar os cabelos corretamente em “COMO LAVAR OS CABELOS CORRETAMENTE”.

 

 5 – Escolher o Xampu Certo: Usar o xampu correto é outro cuidado necessário para manter os cabelos hidratados, pois usar o xampu errado pode fazer com que seu cabelo fique ressecado, com frizz e não tenha o efeito de hidratação desejado.

 

6 – Evite Aparelhos de Calor: Aparelhos de calor em excesso faz com que a hidratação dos cabelos seja perdida, pois o calor penetra nos fios evaporando toda a água responsável por manter os fios saudáveis e hidratados.

O ideal é usar o secador sempre no morno e utilizar a chapinha no máximo uma vez por semana. Use sempre um produto para proteção térmica nos fios. Esse produto vai formar uma camada nos fios evitando que o calor resseque demais e resseque os cabelos.

MÁSCARA TRATAMENTO CAPILAR

 

A máscara de tratamento capilar proporciona hidratação profunda e intensa para cabelos sem vida e que passaram por processos de desidratação severa. Portanto, aprenda como fazer Máscara Tratamento Capilar. Confira!

 

FORMULAÇÃO:

  QUANTIDADE  
COMPONENTES FASE (%) 100,00 g 1,00 Kg FUNÇÃO
Água Destilada A qsp 100 qsp 100,00 qsp 1,00 Veículo.
EDTA Dissódico A 0,10 0,10 g 1,00 g Quelante.
Ácido Cítrico A 0,10 0,10g 1,00 g Acidificante.
BHT A 0,05 0,05 g 0,50 g Antioxidante.
Propilenoglicol A 1,00 1,00 g 10,00 g Umectante.
Manteiga de Karité A 0,30 0,30 g 3,00 g Condiconante.
Manteiga de Cupuaçu A 1,00 1,00 g 10,00 g Hidratante.
Quaternário de Amônio 50% A 3,50 3,50 35,00 Veículo.
Álcool Cetearílico B 5,00 5,00 g 50,00 g Agente antiestático.
Incroquat B 2,50 2,50 g 25,00 g Condicionante.
Monoestearato de Glicerila (MEG) B 0,50 0,50 g 5,00 g Emulsificante.
Água Destilada C qsp 100 qsp 100,00 qsp 1,00 Veículo.
Extrato Glicólico Mel D 2,00 2,00 g 20,00 g Hidratante.
Queratina Hidrolisada D 1,00 1,00 g 10,00 g Condicionante.
Óleo Cacay D 2,00 2,00 g 20,00 g Hidratante.
Silicone 9027 D 1,00 100 g 10,00 g Ajuda prevenir pontas duplas.
Silicone DC 556 D 1,00 1,00 1,00 g Doador de Brilho.
Essência E 0,50 0,50 5,00 g Conservante.
Zonem E 0,05 0,05 0,50 g Perfume.

MODO DE PREPARO:

Em um recipiente adequado adicionar 50% do volume total da água destilada em uma temperatura a 60°C, em seguida adicionar as matérias-primas da FASE A e agitar.

Com a FASE A na temperatura adequada, aquecer a FASE B a 75-80 °C, em recipientes separados, e vertê-la na FASE A. Manter a agitação e temperatura até total solubilização a para que não haja a formação de pelotas.

Iniciar o resfriamento com a adição da FASE C, em temperatura ambiente, acrescentando os outros 50% do volume total da água destilada.

Abaixo de 35°C, adicionar cada um dos componentes da FASE D na mistura e homogeneizar por 20 minutos.

Adicionar a FASE E e homogeneizar por 10 minutos.

pH 4,0 a 5,0. Caso necessário, ajustar o pH com ácido cítrico dissolvido em água, em temperatura ambiente, misturar durante 10 minutos. Adicionar aos poucos.

Esperar o total resfriamento e embalar.

MODO DE USAR:

Após lavar os cabelos, aplicar massageando mecha por mecha. Agir por 10 minutos. Enxaguar abundantemente para retirar o excesso.

Veja também “TIPOS DE ARGILA E OS BENEFÍCIOS PARA A PELE”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook e vejas novidades no nosso canal do YouTube.

Comments

  1. joyce

    Boa noite. Comecei a me aventurar ma arte dos cosmeticos depois que aderi ao no poo e encontrei sua pagina. Tenho adicionado algumas substancias manipuladas como ceramidas e pantenol que eu mesma faço no yamasterol. Queria testar essa receita mas nao posso usar silicones no no poo. Posso excluir os silicones da receita? Pensei em substituir por Pantenol Quaternizado e alguma outra coisa tipo proteina do trigo ou ceramidas. Daria certo? Se eu adicionar Pantenol Quaternizado excluiria o Quaternario de amonio? brigado!! Bjs!!

    1. Post
      Author
      Ana Darezzo

      Olá Joyce!

      Que bacana! Na técnica No Poo não utiliza silicones insolúveis em água e derivados do petróleo. O Pantenol Quarternizado pode ser utilizados sim e não deve ser utilizado junto com o quaternário de amônio, pois o patenol quartenizado é a junção do D Pantenol (vitamina B-5) e quaternário de amônio. A proteína do trigo e o ceramidas são proteínas e podem ser utilizadas na produção de shampoo, portanto não tem problema utiliza-los. Você também pode substituir os silicones por outras substâncias, lembrando que não podem ser derivados do petróleo e sulfatos. Veja mais algumas substancias em https://www.quimicadabeleza.com/abc-materias-primas/proteinas/

  2. Joyce

    Ola!! Obrigado pela atençao! To animada pra fazer essa receita. Fiquei com algumas duvidas… Em que fase encaixaria o Pantenol Quaternizado, a Ceramida liquida e a Proteina Hidrolizada da Seda? Contando que eu vou excluir os silicones e o Quaternario de Amonio…
    Eu ate vi as outras substancias na sua pagina…problema que algumas sao bem dificeis de achar nas farmacia de manipulaçao. Essas que eu escolhi eu ja comprei…sei que tem.
    Alem do Pantenol teria outra vitamina legal pra acrescentar que vc poderia me sugerir ou ficaria com muita coisa na mesma receita? Obrigado Ana pela atençao! Bjs!

    1. Post
      Author
      Ana Darezzo

      Olá Joyce!

      Por nada! Estamos aqui para ajudar!

      As matérias primas podem ser encontradas em lojas como a Mix das Essências, por exemplo, que fornece os produtos necessários para a fabricação de cosméticos.

      Depende da formulação, das matérias primas, normalmente o pantenol Quaternizado vai na Fase A e a ceramida liquida e a proteína hidrolisada da seda na Fase B.

      Você pode colocar vitamina E, óleo de uva, óleo de hortelã pimenta, extrato de camomila, extrato de alecrim, poliquatérnio-7…

    1. Post
      Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.