TIPOS DE ARGILA E OS BENEFÍCIOS PARA A PELE

A argila é ótima para cuidar da beleza, tanto em tratamentos estéticos como em terapias. Mas, existem tipos diversos de argila, cada um de uma cor e benefícios diferentes, assim é importante saber o que você busca, as características da sua pele para determinar qual a argila ideal para você. Portanto, descubra quais os tipos de argila e quais os benefícios para saber qual usar na sua pele. Não Perca!

O uso da argila não é novidade. É um dos medicamentos mais antigos conhecido pelo homem. Na Grécia antiga, Hipócrates, considerado o pai da medicina, já utilizava a argila em seus tratamentos e no Egito, Cleópatra utilizava argila em máscaras e banhos.

Hoje muito se fala da argila e suas propriedades em tratamentos estéticos. Você utiliza na pele e nos cabelos, mas você sabe o que é e de onde vem à argila?

 

O QUE É ARGILA?

 

Ao estudarmos a origem dos diversos materiais existente, observamos que tudo é formado por elementos químicos os quais, por meio de várias transformações, dão origem a uma infinidade de substâncias cujas características dependem da quantidade de seus elementos e de sua organização molecular. E com a argila não é diferente.

A argila é um mineral de rochas sedimentares compostas por materiais orgânicos que, a partir de um conjunto de processos físicos e químicos, depois de muitos anos em decomposição, modificam as rochas e alteram sua forma física e composição química.

É por meio dessas alterações que a argila é formada e é extraída das camadas mais profundas do solo. Depois de extraída é trituradas até se tornar pó e submetida a vários processos de purificação até obter-se a argila em si.

As argilas são formadas devido à decomposição de três componentes geológicos: quartzo, feldspato e mica. Por serem minerais, as argilas apresentam componentes muito valiosos em sua composição. Possuem silicatos de alumínio, associados a óxidos em pequenas quantidades, tais como o ferro, alumínio, cobre, manganês, magnésio, zinco, titânio, potássio, entre outros, que são responsáveis por suas diversas colorações e propriedades, tornando a argila uma ótima aliada nos tratamentos estéticos e na saúde.

 

TIPOS DE ARGILA E OS BENEFÍCIOS PARA A PELE

 

Existem vários tipos de argila e cada uma é indicada para uma finalidade específica, por isso a argila deve ser usada com cautela, uma vez que cada cor representa uma composição de minerais diferentes e, consequentemente, uma função.

Antes de aplicar o produto, é importante conhecer as características de cada uma delas. Portanto, confira a seguir quais são as cores e funções das argilas para a pele:

Argila Verde

A argila verde é a que possui maior variedade de elementos naturais. Rica em cobre, óxido de ferro associado ao magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, silício, selênio, cobalto e molibdênio, possui ação anti-inflamatória e pH neutro, sendo indicada para a pele com acne e muito oleosas, mas pode ser aplicada também  em peles normais. Dentre os seus benefícios estão à limpeza da pele, adstringente, alto poder cicatrizante e bactericida, atenua manchas, nutre, absorve toxinas, regula a produção sebácea, além de retardar o envelhecimento.

Argila Amarela ou Dourada

É rica em silício, sendo mais indicada para peles maduras e cansada. Possui propriedades altamente rejuvenescedoras, hidratante, ajuda na formação do colágeno e atua na flacidez cutânea. É tonificante, desintoxica e melhora a circulação sanguínea.

Argila Preta

É considerada a mais nobre de todas. Também conhecida como lama vulcânica ou lama negra, a argila preta tem uma maior quantidade de enxofre e por isso é indicada para quem tem oleosidade excessiva. Desintoxica a pele, clareia manchas, renova a pele e tem ação anti-inflamatória, antioxidante, antiseborreica, antiestress e adstringente. Além de agir como um potente agente rejuvenescedor em todos os tipos de pele.

Argila Marrom

É uma argila rara devido sua pureza, por isso é mais difícil achar para comprar. Composta por derivados do alumínio, silício, titânio, entre outros componentes, a argila marrom reduz manchas superficiais e rugas, combate a acne, ativa a circulação local, controla a oleosidade equilibrando a produção sebácea, revitaliza a pele possuindo efeito rejuvenescedor.

Argila Branca

A argila branca é a que contém mais alumínio e um pH similar ao da pele. É indicada para todos os tipos de pele, principalmente peles sensíveis e desidratadas. Rica em alumínio e silício, seu principal benefício é clarear a derme (indicada para tratar manchas), absorver a oleosidade sem desidratar, tem ação cicatrizante e suavizante, e capacidade de catalisar reações metabólicas.

Argila Vermelha 

Rica em óxido de ferro, cobre e silício, a argila vermelha revitaliza peles maduras, ajuda a diminuir linhas de expressão, absorve a oleosidade hidratar e prevenir o envelhecimento da pele, além de reduzir medidas e agir como um potente agente anti-estresse. É capaz de acelerar o metabolismo local e estimular a circulação sanguínea

Argila Rosa

A argila rosa é uma mistura da argila branca com a vermelha. É indicada para as peles sensíveis, delicadas, cansadas e sem viço. Possui propriedades antisséptica, cicatrizante, hidratante e suavizante, deixando a pele mais fina e uniforme. Além de devolver a luminosidade, aumentar a circulação, auxiliar na eliminação de celulite e gordura localizada e auxiliar nos tratamentos de flacidez tissular.

Argila Cinza

Devido ao titânio presente em sua composição, combate espinhas, cravos e é um excelente esfoliante. Indicada para peles oleosas e manchadas. É a que tem o pH mais alcalino, é secativa, absorvente, esfoliante, clareia manchas e combate cravos e espinhas, além de ser um antioxidante natural que retarda o envelhecimento da pele

Em geral, as argilas promovem uma limpeza mais profunda na superfície da pele, agindo diretamente nos poros para remover os resíduos acumulados com o tempo. Todas são ativadoras do metabolismo, absorventes, adsorventes, antioxidadntes, calmantes, cicatrizantes, descongestionantes, purificadoras, refrescantes, regeneradoras, revitalizantes, bactericidas, parasiticidas, além de neutralizar e absorver radioatividade.

Todas essas propriedades são acionadas quando a argila é umedecida, por exemplo, com água, soro fisiológico ou óleos essenciais.

 

10 DICAS PARA VOCÊ

 

 

1. Antes da aplicação, a pele deve estar limpa e sem maquiagem;

2. Argilas podem ser utilizadas quente ou fria;

3. Para a argila agir como calmante e secativa deve-se acrescentar líquido frio (água, soro fisiológico ou loção);

4. Nos tratamentos quentes, a argila é utilizada principalmente por sua ação desintoxicadora, regeneradora e ativadora do metabolismo;

5. Nos tratamentos capilares com argila, deve-se acrescentar um pouco de xampu para facilitar sua retirada;

6. Não se deve utilizar metais para manipular a argila;

7. Não se deve reutilizar a argila.

8. Certifique-se que é uma argila esterilizada, limpa, peneirada;

9. Guarde sua argila em potes de vidros, madeira, louça ou aço inoxidável. Nunca em plásticos, ferro, ou alumínio. Mantenha bem fechada e fora da luz. A validade dela é bem longa se cuidar armazenar certinho.

10.

 

SABONETE MEL E ARGILA BRANCA

 

A argila branca ajuda a clarear as manchas na pele, além de ser rica em zinco que ajuda na cicatrização da pele. Já o mel é um excelente hidratante e remineralizante, ótimo para quem tem o rosto de pele seca. Portanto, aprenda como fazer Sabonete Mel e Argila Branca. Confira!

 

FORMULAÇÃO:

  QUANTIDADE  
COMPONENTES FASE (%) 100,00 g 1,00 Kg FUNÇÃO
Base Glicerinada Branca para Sabonete A 89,00 89,00 g 890,00 g Veículo.
EDTA Dissódico B 0,20 0,20 g 2,00 g Quelante.
BHT B 0,05 0,05 g 0,50 g Antimicrobiano.
Lauril Metil Isetionato de Sódio B 1,00 1,00 g 10,00 g Surfactante suave.
Óleo Amêndoas Doce B 2,00 2,00 g 20,00 g Hidratante.
Extrato Glicólico Mel B 1,00 1,00 g 10,00 g Emoliente, hidratante.
Argila Branca B 5,00 5,00 g 50,00 g Revitalizante, ação clareadora.
Óleo Essencial Laranja B 1,20 1,20 g 12,00 g Hidratante.
Essência Baunilha C 0,50 0,50 g 5,00 g Perfume.
Koralone LA C 0,05 0,05 g 0,50 g Conservante.
Corante Amarelo C qs qs qs Agente de cor.

 MODO DE PREPARO:

Em um recipiente esmaltado adicionar a base glicerinada em pedaços e aquecer a 60 – 65°C até completa fusão dos componentes sólidos.

Em outro recipiente adicionar a FASE B e misturar lentamente até completa homogeneização. Adicionar a FASE C e homogeneizar. O corante deve ser diluído previamente em água.

Verter a FASE B +C na FASE A com agitação. Homogeneizar.

Adicionar a mistura em moldes para sabonete e esperar a solidificação.

pH solução a 10% a 5,0 a 6,0.

 

MODO DE USAR:

Espalhar com as mãos ou com o auxílio de uma esponja pelo corpo, massageando suavemente. Em seguida enxaguar até retirar todo o excesso do produto.

Veja também “TUDO SOBRE ESTRIAS E COMO SE LIVRAR DELAS”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook e vejas novidades no nosso canal do YouTube.

Comments

  1. IVONE SA

    PRECISO SABER QUAL ARGILA NAO CONTEM ENXOFRE PORQUE SOU ALERGICA A ENXOFRE NAO POSSO PASSAR E NEM USAR NADA QUE CONTENHA COMPONENTES DO ENXOFRE

    1. Post
      Author
      Ana Darezzo

      Olá Ivone!

      Todas ao tipos de argila são minerais que se formam a partir da degradação e decomposição da rocha devido a exposição ao vento, água, apodrecimento de vegetação e agentes químicos ao longo dos anos, que causam alterações no mineral.Assim, as composições dos diferentes tipos de argila depende muito da região em que são extraídos e é essa composição de inúmeros componentes de minerais que confere às argilas diversas colorações, propriedades e aplicações. Normalmente temos:

      Argila branca: ferro, alumínio, boro, potássio, cálcio e enxofre
      Argila amarela: silício, alumínio, ferro e potássio
      Argila preta:alumínio, silício, ferro, titânio, manganésio, cálcio e zinco
      Argila marrom: silício, alumínio, titânio e ferro
      Argila vermelha: rica em óxido de ferro e óxido de cobre
      Argila rosa: rica em óxido de ferro e óxido de cobre
      Argila cinza:rica em sílica
      Argila verde:óxido de ferro associado ao cálcio, magnésio, potássio, manganês,fósforo, zinco, cobre, alumínio, silício, selênio, cobalto e molibdênio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.