TIPOS DE BATOM E AS TENDÊNCIAS EM 2018

O batom é um dos itens mais populares e amados da maquiagem, apresenta uma variedade incrível de cores, que vão desde as mais clássicas e discretas até as mais chamativas e inusitadas. Mas, também possui texturas e acabamentos diferentes para colorir e valorizar ainda mais os lábios. Portanto, conheça os diferentes tipos de batom e escolha o ideal para conseguir o efeito desejado e compor o seu make! Não Perca!

Na década 1930 o batom ganhou uma fórmula básica e passou a ser desenvolvido e produzido em larga escala, assim todo batom é feito basicamente de óleo e cera, por isso desliza facilmente pelos lábios.

O batom é capaz de transformar completamente a sua maquiagem e ainda servir de hidratante para a pele da boca, por isso é um produto indispensável e que faz toda diferença. Ainda mais no tempo atual que existe uma enorme variedade com cores e texturas incríveis… Batom matte, cremoso, vinil… Conheça um pouco mais sobre cada tipo de batom e escolha o melhor para você!

 

TIPOS DE BATOM

 

1. Batom Matte

É o tipo de batom com a maior intensidade de cor, devido a grande quantidade de pigmentos na composição, de aspecto seco, sem brilho, sem glitter, não desliza e pouca hidratação. O batom líquido matte costuma ser mais sequinho ainda!

Tem longa duração e o acabamento discreto e opaco é o responsável por garantir sofisticação aos lábios. Mas, para usá-los é importante estar com os lábios bem hidratados para não ficar com a aparência de pequenas rachaduras na pele.

 

2. Batom Acetinado

Quando comparado, o batom acetinado é mais hidratante do que o matte e mais seco do que o batom cremoso. Possui cobertura transparente, não deixa os lábios com aparência de seco e oferece uma cor mais natural, perfeito para quem não gosta de looks que chamam mais atenção.

 

 

3. Batom Cremoso

É o mais antigo e tradicional batom. Um clássico! Desliza facilmente pela boca, possui duração e cobertura médias e um leve brilho. É o melhor tipo de batom para ser usado durante o inverno, pois sua fórmula contém ingredientes que nutrem e ajudam a tratar os lábios, possuindo um grande poder de hidratação e tratamento.

Se os lábios tiverem muitas rachaduras, o produto pode escorrer para fora da boca, por isso vale usar um lápis de contorno.

 

4. Gloss/Brilho Labial

O gloss é mais líquido, fluído e desliza facilmente pelos lábios. Pode ser incolor ou possuir um leve toque de cor, com muito brilho e transparência, com ou sem partículas de glitter. Deixa os lábios brilhosos e com um ar mais jovial, porém sua duração é curta. Por outro lado, ele tem um poder de hidratação bem alto, o que pode deixar seus lábios incríveis.

Você pode usá-lo sozinho ou por cima do seu batom favorito para transformar seu acabamento.

A maior tendência para o verão 2018 é o efeito glossy, bocas com cor natural e muito gloss. o efeito deixa os lábios iluminados e dá aquele toque reluzente à maquiagem.

 

5. Batom Cintilante

Possui um brilho cintilante e é extremamente perolizado ou metalizado. Quando é muito perolizado passa a ter um efeito frio, gelado. Tem duração média e baixa intensidade de cor, sendo usado geralmente em cima de outros batons para intensificar o brilho.

O acabamento metalizado ilumina sem deixar aquele toque ousado e exagerado demais. Curinga pra qualquer tom de pele e roupa! Tendência em 2018!

Uma dica para deixar os lábios mais sensuais é passar o batom no centro da boca, dando a impressão de que eles são maiores.

 

6.Batom Vinil

O efeito de verniz ou vinil tem uma boa fixação, uma maior quantidade de pigmentos de cores com cores bem intensas e brilho molhado. Pode ter ativos de hidratação e tratamento em sua composição.

Este batom garante impacto instantâneo à maquiagem!

Nos últimos anos, a versão matte foi o queridinho no look das brasileiras. Atualmente, a fórmula ultra brilhante está em alta. O acabamento vinílico foi tendência durante o inverno e segue durante o verão de 2018!

Basicamente, neste verão os acabamentos variam entre o mate, cremoso, metalizado e brilho vínilico. E as cores que estão em alta são entre o  nude, coral, rosa, tons terrosos, alaranjados,  tons mais escuros, avermelhados e tons mais exóticos.

Tons como o vinho, preto, azul marinho, roxo, marrom, verde militar, verde e azul petróleo também estão em alta. O ideal é usá-los com uma make mais neutra nos olhos.

Agora que você conhece os tipos de batom e as tendências para 2018, teste todos sem medo de errar. Lembre-se o importante é você se sentir bem!

 

HIDRATANTE LABIAL

 

Os hidratantes labiais são essenciais para manter a boca bonita e bem cuidada, principalmente quando expostos ao sol ou em climas frios. Podem ser usados várias vezes ao dia e em conjunto com batom, gloss e brilhos. Aprenda como fazer Hidratante Labial. Confira!

FORMULAÇÃO:

  QUANTIDADE  
COMPONENTES FASE (%) 100,00 g 1,00 Kg FUNÇÃO
Cera Abelha A 15,00 15,00 g 150,00 g Emoliente.
Manteiga Karité A 10,00 10,00 g 100,00 g Emoliente, filtro solar natural, antioxidante.
Manteiga Kupuaçu A 20,00 20,00 g 200,00 g Emoliente, hidratante, antioxidante.
Óleo Girassol A qsp 100,00 qsp 100,00 qsp 1,00 Veículo.
BHT A 0,05 0,05 g 0,50 g Antioxidante.
Ceramidas Líquida B 5,00 5,00 g 50,00 g Hidratante.
Acetato de Tocoferol (Vitamina E) B 0,50 0,50 g 5,00 g Umectante, antioxidante.
Essência B 0,50 0,50 g 5,00 g Perfume.

MODO DE PREPARO:

Em um recipiente adequado adicionar a FASE A e aquecer A 60 – 65°C até completa fusão dos componentes sólidos.

Por volta de 40°C, adicionar a FASE B na FASE A e homogeneizar.

Colocar em formas para batom.

OBS: Utilizar panelas esmaltadas para aquecer os componentes sólidos.

 

 MODO DE USAR:

Aplicar o hidratante labial 15 minutos antes de se expor aos fatores extremos do tempo e reaplicar a cada 1 hora ou sempre que for necessário. Quando houver a exposição solar use protetores solar com filtro solar.

Veja também “POR QUE PRECISAMOS DO CABELO?”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook e vejas novidades no nosso canal do YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.